segunda-feira, outubro 19, 2015

O socorro vem do Senhor!

Há uma indagação desesperada no Salmo 121: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” É o grito de um coração inquieto e atormentado. Os montes, por muito belos e compassivos que sejam, nada respondem. O socorro não está nas coisas criadas. Precisamos enxergar para além dos montes, das dificuldades, dos empecilhos, das crises. O socorro vem do Senhor! (v.2). O grande livramento acontece quando, pela fé, nos entregamos ao Deus que socorre e liberta. Importa olhar além dos montes e dos problemas.

Entre a inquirição do versículo 1 e a resposta no versículo 2 há uma distância. Por vezes, uma longa espera, um silêncio, um hiato que moí e que pode tornar-se ainda mais angustiante. Alguns podem até pensar que Deus está dormente, que não se interessa pela problemática humana. Mas é mentira. Deus nunca dormita.

Para além de socorrer, Deus é o próprio socorro. Lemos noutro salmo que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Sl 46:1). A nossa segurança não está na religião, no dinheiro, na saúde, nos médicos, no emprego, na família ou qualquer outra coisa, a nossa segurança está enraizada e estabelecida no Senhor. O Deus criador é poderoso para nos salvar, segurar e guardar. Ele é O Deus Pai eterno que cuida sempre dos seus filhos.

Sem comentários: