segunda-feira, junho 23, 2014

Portugal coxo

Logo no início do jogo de ontem entre Portugal e os Estados Unidos (que terminou empatado em 2-2), a equipa portuguesa ficou com mais um jogador lesionado: Hélder Postiga. Mais uma lesão grave a juntar à história de lesões que têm marcado a nossa equipa. Na sua crónica de hoje no Jornal Público, João Miguel Tavares apelida a equipa portuguesa de "A equipa dos coxos". Tem sido penoso ver tantos jogadores a arrastarem-se pelo campo, a saírem da competição por desgaste físico. O mais certo é Portugal voltar a casa antes dos oitavos-de-final, mas ainda nos resta um "milagre" contabilístico para passarmos à próxima fase deste Mundial no Brasil.

Nem de propósito, preguei no final da tarde de ontem o milagre que Deus operou num coxo. Quando Pedro e João foram juntos à oração ao templo, estava ali um homem coxo que esperava receber algo deles. Ao contrário de muitos religiosos e teologias populares dos nossos dias, Pedro e João disseram que não tinham dinheiro para lhe dar. Tinham algo muito melhor: a salvação, o poder e a libertação de Jesus Cristo. O coxo creu e recebeu a Cristo e foi curado na sua alma e corpo. Diz o relato bíblico que o coxo "entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus." O que era coxo saltou para a Vida.

Infelizmente Portugal coxeia (e não é só no futebol!) com muitos problemas, desigualdades, lutas e pecados. A grande libertação e vitória que carecemos, não é desportiva, política ou religiosa, é crer no nome e na salvação de Jesus Cristo. Esta salvação vem à nossa vida pelo arrependimento e conversão; pela aceitação da graça de Deus. A maior maravilha da Igreja é andar com Deus, apontando para a Sua Pessoa e glória.

Sem comentários: