segunda-feira, novembro 11, 2013

A mulher samaritana, vista pela minha filha

A minha filha Jéssica (13 anos) resolveu fazer um resumo da minha pregação de ontem. No final do dia leu em família. Como considero que sumariza bem o que falei, resolvi transcrevê-lo aqui, com algumas pequenas correcções que ela própria fez hoje.


A mulher samaritana
(Passagem bíblica: João 4:1-30)

Jesus sabendo que os fariseus ouviram que Ele batizava mais que João Batista (embora não fosse Jesus quem batizasse, mas sim os seus discípulos), resolveu ir para a Galileia. A meio da caminhada, Jesus pára na cidade de Samaria, junto a um poço, mostrando-se cansado e com bastante sede. Estava ali, também, uma mulher samaritana, que ia com o seu cântaro buscar água. Esta mulher tinha saído a uma hora pouco comum, porque provavelmente ela tinha vergonha e sentia-se desprezada. Jesus não desprezava aqueles que os outros desprezavam.

Jesus pediu à mulher que ela lhe desse de beber, mas esta, por sua vez, fica perplexa, pois os judeus e os samaritanos não se davam muito bem, nem falavam uns com os outros. A mulher também ficara surpreendida, pois não era costume os homens, e muito menos um Rabi, falar publicamente com as mulheres. Logo, Jesus quebra vários preconceitos.

Jesus é o único que sacia a sede espiritual, com a água viva. A água viva é a vida eterna que recebemos por Jesus Cristo, se crermos nEle e O aceitarmos. Algumas vezes pensamos nas coisas que nós não conseguimos, em vez de pensarmos naquilo que Deus pode fazer. A graça de Deus não existe para o nosso bem-estar, mas sim, para a alegria dentro do nosso coração e a certeza da vida Eterna.

O Cristo diz à pobre mulher para ela chamar o seu marido, e ela envergonhada, diz que não tem marido, porque o que ela tinha não era seu marido e além disso já tinha tido cinco maridos. Com esta revelação, Jesus chama-a à atenção do seu pecado. O nosso alvo, como cristãos, é levar as pessoas a conhecerem Jesus, arrependerem-se dos seus pecados e saberem que podem pertencer a Deus. A mulher pensava que Jesus era um profeta, mas Jesus, com mais uma revelação, demonstra que era mais que isso pois Ele mesmo era Deus. Jesus anuncia-lhe que a sua hora estava a chegar, a hora do Calvário. A adoração dos judeus é a adoração da salvação, pois a linhagem do Eterno era judaica.

Deus é Espírito e um só! Ele procura aqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade. A mulher pensava que haviam lugares santos ou sagrados, mas agora não existem. Nós somos o templo de Cristo e o Espírito Santo habita em nós! Ela pensava que sabia muitas coisas, mas Jesus revela-se dizendo que é o Messias.

Entretanto, os discípulos chegam e ficam maravilhados por Jesus estar a falar com aquela mulher samaritana, mas nada perguntaram ou ousaram dizer. A mulher, estupefacta, finalmente apercebe-se quem estava diante dela, e deixa tudo, larga a água e vai falar a todos o que se tinha sucedido. Ela já não precisava daquele poço, pois agora tinha a água viva.

Com esta passagem, eu entendo que por vezes pensamos que "sabemos" tudo, mas o único que sabe tudo é o Deus omnisciente e omnipotente. Por isso, temos de cair na realidade e rogar a Deus para que Ele nos dê sabedoria e entendimento. Esta mulher ao pensar que sabia tudo, vivia na ignorância e Jesus revela-se a ela demonstrando-lhe o seu poder. Posso, também, usar este encontro com a mulher de Samaria, como exemplo para falar às outras pessoas. Devemos dar a provar a todos a água viva de Jesus. Eu mesma já experimentei e a minha vida mudou para sempre e agora ficarei com a água viva dentro de mim para sempre, ou seja, a vida Eterna!

Termino com o convite de Jesus: "Se alguém tem sede, venha a mim, e beba." (João 7:37)

Jéssica Oliveira

Sem comentários: