quinta-feira, maio 23, 2013

Computador chinês

Depois de pagar as fitas adesivas que tinha acabado de comprar na loja de produtos chineses, a senhora que estava na caixa mostrou-me o seu computador portátil com o ecrã na posição vertical. Aflita, dizia-me num mandarim/português que tinha sido o filho mais novo a mexer no computador. Que não sabia repor as definições iniciais. Se eu a podia ajudar.

O anjo bom dizia-me para ajudar a pobre chinesa. O mau, lembrava-me que já era tarde e que estava atrasado. Olhei para o computador e constatei que o Windows 7 em chinês, para mim, era rigorosamente chinês. Para dificultar ainda mais, o ponteiro do rato dava saltos e estava muito preso. Igualmente chinês, portanto. Suspirei de alívio por não ser o Windows 8 - o botão Iniciar do 7 dá uma grande ajuda. Entretanto, chegou o presumível marido acompanhado do travesso infante.

Por entre saltos, acenos e muito mandarinhês à mistura, lá consegui alterar o aspecto do ecrã, escolhendo a orientação horizontal. No final, a senhora estava imensamente agradecida. Eu já tinha pago. Ainda em mandarinhês, disse-lhe que para a próxima queria um desconto. A família chinesa e o anjo bom sorriram ainda mais.

Sem comentários: