terça-feira, março 22, 2011

A ignorância não é sinónimo de felicidade

Algumas pessoas dizem que não querem estar informadas. Preferem não ler jornais, ouvir e ver as terríveis notícias deste mundo em convulsão, que todos os dias chegam aos nossos lares através dos meios de comunicação. Não desejam ouvir nada de negativo ou que contrarie "a sua felicidade". Dizem que são mais felizes se taparem os ouvidos e fecharem os olhos ao que está mal. Mas a ignorância em relação ao mal não é sinónimo de felicidade.

O paradoxo da cruz de Cristo e a escolha da via do sofrimento, provam que não é a ausência de dor que conduz à felicidade. Muito pelo contrário. A estrada da felicidade é permeada de espinhos, dores e sofrimentos. Fiódor Dostoievski escreveu que "O homem deveria fundar a felicidade dele por meio do sofrimento: é a lei da terra." A terra precisa ser ferida e revolvida para dar mais fruto.

É a forma como lidamos (ou não lidamos) com os registos negativos que chegam até nós, que determinam a sua influência na nossa existência. Para lidarmos bem com os factos negativos desta vida - e são tantos -, carecemos da presença e da intervenção de Deus. É a fé em Deus que nos protege dos dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16). Sem Deus não conseguimos enfrentar as persistentes labaredas de malignidade deste mundo e da humanidade. É na medida que conhecemos mais de Deus e da sua Palavra, que poderemos lidar, enfrentar e vencer o mal. Só o Bem, vence o mal. Seremos e tornaremos os outros verdadeiramente mais felizes.

Sem comentários: