quinta-feira, maio 29, 2008

A fuga para a invisibilidade da Igreja

Um dos livros que estou a ler - sim porque tenho este grande defeito de ler seis ou mais livros simultaneamente - é o clássico de Diectrich Bonhoeffer, “Discipulado”. Falando acerca do chamado da Igreja visível, Bonhoeffer recorda que compete à Igreja ser luz do mundo. “Aquele que disse de si mesmo ‘Eu sou a luz do mundo’, diz aos seus discípulos: vocês são a luz em toda a sua vida enquanto permanecerem no chamado.” Mas tantas vezes a cobro de um comodismo fácil ou de uma falsa humildade ao omitir-se da sociedade, a Igreja esconde-se. E a “fuga para a invisibilidade é negação do chamado. Igreja de Jesus que queira passar despercebida não é Igreja no discipulado. ‘Não se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador’ (Mateus 5:15).

"Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas."

Que tipo de discípulo estou a ser eu?

Sem comentários: