sexta-feira, agosto 25, 2006

A despromoção de Plutão

Plutão era considerado até à uns dias atrás o nono planeta do nosso sistema solar. Depois de intensas negociações entre os astrónomos, ele foi despromovido. Concluíram afinal que Plutão não é um planeta, antes um mero planeta-anão. Quer por causa do seu tamanho e por causa da sua órbita demasiado excêntrica, perdeu o seu estatuto e foi excluído da classe dos planetas. Pensava-se que tinha mais de 51.000 quilómetros de diâmetro, quando afinal só tem (para já) cerca de 2.300 quilómetros de diâmetro.
Claro que Plutão sempre se manteve fiel à sua órbita (dizem eles que é demasiado anormal e esquisita). Plutão sempre teve aquele mesmo tamanho e sorriso, as pessoas é que o viam com outros olhos. Pensavam que era muito grande mas ele não era assim tão grande. Rapidamente passou “de bestial a besta”. Passou de super-astro a rodar em todos os cinemas do planeta, a Cromo dos Morangos com açucar. Um destes dias os astrónomos vão inventar mais sete planetas anões e vão descobrir a Branca de Neve a dançar no meio deles...


Meditando nisto, lembrei-me que muitas pessoas já experimentaram aquilo que Plutão deve estar a sentir. Outrora foram belos, importantes e grandes mas depois a tribo mandou-os embora. Foram rejeitados. Despromoveram-nos a desprezíveis e insignificantes anões. A inveja e a cobiça têm destas coisas.
Mas precisamos compreender que a rejeição é às vezes o instrumento para o nosso crescimento.

Pensem por exemplo na história de José do Egipto. Um homem que viveu uma vida de rejeição, mas porque se manteve fiel à rota de Deus, no final brilhou como mais ninguém. A nossa atitude paciente e amorosa no meio da exclusão vai determinar o nosso brilho e a nossa caminhada. Porque mais importante do que a exclusão que somos sujeitos pelas outras pessoas, importa sermos quem somos. Sermos autênticos e fieis ao desígnio e à órbita - por mais excêntrica que seja - que o Criador nos deu.
O Inventor de Plutão não despreza ninguém. E mesmo quando todos à nossa volta nos abandonam ou não reconhecem o nosso valor, Deus permanece intensamente apaixonado e interessado por nós. Quer sejamos Júpiteres ou Plutões. Grandes ou anões. Tenhamos muitos ou poucos anéis.


Os homens baixos, na atitude, que se cuidem. Deus não se esqueceu de Plutão.


Now, you are entering in the Highlight zone.
Tirónini… Tirónini… Tirónini…

8 comentários:

Anónimo disse...

a vida tem destas coisas um dia somos enormes e valiosos, no outro passamos a ser extremamente pequenos e mesmo sem valor até mesmo sendo excluidos, a vida é assim até mesmo na nossa vida espiritual isso aconteçe, mas temos que ser perseverantes e sabermos que para Deus somos todos importatens e do mesmo tamanho, ai sim não à distinção, somos iguais.

gostei, Deus te abençoe :-)))))

Adilson Marques disse...

Vejo que fizeste a correcção. Um abraço.

jaime fernandes disse...

Excelente posta. Gostei muito Jo. Vejo que vens das férias melhor do que nunca :)

Um abraço e DTA!

Lou H. Mello disse...

Sou um completo ignorante em matéria de astronomia. Alias, nas outras matérias também. Você teve uma idéia ótima em usar esse acontecimento como uma parábola explicativa do amor de Deus.

Ass: Plutão

Anónimo disse...

Sinto-me como Plutão! Baixo, pequeno e despromovido por análises algo desprovidas de sentimentos em prol de conceitos científicos. Mas continuo no mesmo sítio, por vezes bem perto do sol.

Hernan disse...

Legal, gostei de sua parábola.
Quando li a notícia do "rebaixamento" de Plutão pensei nas absoluta falta de sentido de nossos critérios de classificação. Com um Universo tão imenso e inexplorado temos a pretensão de classificar alguns corpos celestes segundo o que pensamos que deve ser. Mal sabemos o que há além de nossa galáxia, que é apenas mais uma entre as milhares. Mal sabemos o que há ao redor dos outros milhões de sóis semelhantes ao nosso. Acredito que, na medida em que vamos a descobrir novos horizontes espaciais, nossas classificações mudarão ainda mais. Mas a falta de sentido continuará a mesma.

jaime fernandes disse...

Olá Jorge. Voltei aqui para te dizer que este teu pensamento foi usado por mim na mensagem de Domingo, cujo título era: "Ser um Astro aqui na terra"

Obrigado pela inspiração :)

Jorge Oliveira disse...

Pastor Jaime,
Obrigado pela referência.
"Fala e não te cales!"
Haja quem pregue (bem).

Abraços.

DTA!