segunda-feira, janeiro 02, 2006

Ginástica espiritual

Abri a persiana e respirei a frescura matinal do primeiro dia do ano. O sol rompia por entre as nuvens. Olhei para os aparelhos de ginástica meio empoeirados. Num rasgo de revolta, saltei para a bicicleta e com os auscultadores nas orelhas, à batida ritmada de “Stand up” do Carman , pedalei furiosamente, como que querendo queimar todas as calorias das festas natalícias, ou desfazer todas as gorduras acumuladas do ano velho.

Pedalei dois minutos. Já não podia mais.

Quantas vezes agimos assim na nossa vida espiritual, queremos ganhar tudo numa pregação, num passe de mágica, num acalorado momento, num instante. Numa conferência, num acampamento, numa passagem de ano.
Mas, no reino espiritual a ginástica tem que ser diária, progressiva e efectuada numa perseverante caminhada. Ora caindo, ora levantando. Nunca desistindo de treinar. Persistindo na Palavra de Deus e na oração. Insistentemente amando.

3 comentários:

Vilma disse...

É verdade... sem persistência nada se consegue! Tanto no plano fisico como no espiritual...
Regressas em força! ;)

Anónimo disse...

"Abri a persiana e respirei a frescura matinal do primeiro dia do ano." Que maneira agradável de iniciar o ano! abçs, Aline

Vítor Mácula disse...

Caro Jorge.

Pois é!

Sempre que esqueço que a aprendizagem e luta são constantes, caio da bicicleta. Em mim, só a tendência para a queda é um dado adquirido, todo o resto é labuta diária. E como sei que a perseverança é dura… Quero dizer, se fosse só ao Domingo, mas o que conta é conseguir que os restantes dias da semana não aniquilem o Domingo.

Um grande abraço.