quarta-feira, janeiro 31, 2007

13 anos

Completam-se hoje 13 anos desde a tua chegada aqui. Passa tudo tão rápido. Parece que foi ontem que estávamos a entrar esbaforidos na Ordem do Carmo, onde nasceste. Aguardávamos ansiosos a tua vinda. O teu nascimento foi especial e tem sido tão bom ver-te crescer, amadurecer, viver e partilhar da tua vida. Tens sido uma filha realmente maravilhosa. Agradeço a Deus a bênção que Ele nos deu por seres nossa filha. Amo-te muito Rute.

Muitos parabéns!

Teu papá.

terça-feira, janeiro 30, 2007

As aves do céu

Alimentar aves do céu, será um acto de bondade ou de insurreição contra o Pai celestial e a sua bondosa soberania?

Ictiologia

A palavra “Ictiologia” segundo o dicionário deriva do Grego ichthús ("peixe") + lógos ("palavra", "razão"). Diz que é a parte da Zoologia que trata dos peixes. “Logia” relaciona-se com o estudo, o conhecimento, com a lógica. Portanto “Ictiologia” é o conhecimento e o tratamento dos peixes.
Os primeiros cristãos identificavam-se com o símbolo do peixe por causa dessa palavra IChThUS, a tradução no grego antigo para peixe. Esta palavra foi considerada pelos cristãos primitivos como um acróstico da expressão Iesus Christos Theou Uios Soter, que quer dizer Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. “Logos” refere-se à Palavra, e também a Jesus Cristo.

Então neste substantivo feminino, vemos uma mescla do “peixe” com o “Logos”. Um peixe com Palavra, com Cristo. Esse é o propósito de Deus para todo o ser humano. Implantar e incorporar a sua própria vida na nossa. De tal forma que Cristo em nós, traduz-se em salvação, vida abundante e uma eterna alegria gloriosa. A nossa vida está escondida com Cristo em Deus.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

A estátua Mamomesca

Pois é. A Blogger converteu-me e eu, num gesto precipitado e leviano de retribuição peregrina, coloquei um horrível Ad-sense carregado de publicidade pagã, no topo do meu CANTO. Vendi a minha bela imagem de Blogue Puritano Evangélico por um prato cheio de cêntimos americanos, colocando aquela estátua Mamomesca no altar superior desta minha pequena Capela.
Agora, que o mal está feito, peço aos amigos (A)Gnósticos, Ateus, Mormons, Adventistas (do 7º e dos outros dias), Evangélicos (Protestantes ou não), Cristãos e não-cristãos, Católicos e outros Universais fervorosos, que pontapeiem vigorosa e perseverantemente o desalmado pagode ao vil metal, clicando com o vosso rato ferozmente na publicidade do Ad-sense. Não que anseie por riquezas tamanhas, mas tenciono peregrinar um pouco mais e estou a precisar de uns sapatos novos.

Batismos de fogo

domingo, janeiro 28, 2007

Beyond the rainbow's

sexta-feira, janeiro 26, 2007

O CANTO novo



Finalmente o santo Blogger converteu-me. O CANTO velho reformou-se e agora é um CANTO “novo”. “Novo”, porque não sei como hei-de chamar-lhe. Apenas sei que era Beta mas que agora já não o é. Depois de constantes rogos, em que aparecia sempre a mesma mensagem: "o seu blog é demasiado grande para ser actualizado neste momento”. “Demasiadas postagens...”, diziam eles. Tinham razão. Esta hiperactividade bloguística desenfreada é um dos meus muitos males.
Segundo a Technorati a cada segundo é criado um novo blog, com milhões de postagens por dia. Li num blog, (provavelmente excessivamente tendencioso) que o meu CANTO era o terceiro blog indexado no Technorati com maior relevância e impacto religioso de língua portuguesa. Claro que isto da grandeza e da fama é tão efémero e falacioso que não me ponho aos saltos. Grandeza, só se for dos meus disparates. Até porque “ser grande” tem muitos inconvenientes, vejam por exemplo Golias, ou Sansão, ou Zaqueu. Humm? Zaqueu não? Pronto, mas era grandemente orgulhoso, avarento e rico. Famoso.
Mas, continuando ainda com a minha santa mudança, penso que a postagem ficou mais especializada, mais rápida, eficiente, bonita. Pena que a conversão ainda não contemple o reconhecimento de caracteres estranhamente portugueses. Nem todas as mudanças são perfeitas. Também poderia estar aqui a falar de uma igreja evangélica, mas não. Aliás, desconfio muito das grandes mudanças instantâneas nas igrejas que por aí populam. Sempre que a igreja actualizou para outra versão, foi de mal a pior. Depois lá aparecem uns Zwinglios ou uns Luterozitos que acalmam a pressa evolutiva e relembram que precisamos retornar ao pó do Livro Antigo, ao sítio antigo onde se bebe água limpa. A grande e verdadeira mudança sempre foi e será sempre operada com o dedo de Deus, ferindo o nosso coração e a nossa coxa.

Mas porque o post já vai demasiadamente longo para o meu gosto (não é todos os dias que se actualiza uma vida), fica aqui o registo da mudança e o respectivo agradecimento à Blogger. Até porque bom-tom, cortesia e gratidão também são coisas que estão em desuso. Também na Blogosfera.