quinta-feira, novembro 30, 2006

Amorosamente entrelaçado

Ontem, no final de um dia muito extenuante, a minha filha Rute saiu do Conservatório de Música um pouco mais cedo que o costume. Fui ao seu encontro. Avistei-a no passeio, ao longe. Ela quando me viu sorriu. Parei e abri os braços. Ela sorriu mais. Primeiro hesitou, mas depois, rompeu numa corrida em minha direcção. Abrindo os seus pequenos braços deu um salto e atirou-se ao meu pescoço. Rodopiámos abraçados, rindo muito.

Apercebo-me da graça deslumbrante de Deus. Ele veio ter connosco. Abriu os seus braços e quer rodopiar assim connosco. Fazer-nos felizes. Amorosamente entrelaçado na nossa vida.

terça-feira, novembro 28, 2006

Peixes obesos

Neste momento temos dois peixinhos vermelhos num pequeno aquário. Já tivemos muitos outros que entretanto foram morrendo. Uma das causas mais comuns da morte dos peixes vermelhos é que eles comem em demasia. Morrem porque são gulosos. Em vez da pequena dose diária de ração, os nossos peixes têm dias que comem várias vezes: comigo, com a minha esposa e com as minhas filhas.

Estes peixes fazem-me lembrar os outros peixes – que por sinal alguns também exibem desenhos piscícolas nas traseiras dos seus carros – comem muito e depois morrem nos aquários. A culpa é sem dúvida da sua própria gulodice, da falta de exercício, mas também de quem lhes dá a comida. Obesidade espiritual mata.

Isto para não falar dos efeitos colaterais do excesso de comida...

segunda-feira, novembro 27, 2006

Cristãos mimados

"Ah, nós que ainda nos chamamos de cristãos, somos todos, do ponto de vista cristão, tão mimados, tão distantes daquilo que o Cristianismo realmente requer dos que querem chamar-se de cristãos - mortos para o mundo - que raramente alcançamos esse grau de ardor."
Sören Kierkegaard

domingo, novembro 26, 2006

Why it matters?

Estou apaixonado pela música de Sara Groves. About the beauty. Ouvi-la para mim é quase subir ao terceiro céu e voltar. "Why it matters"? Ouçam aqui. Muitas vezes.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Impressionado




Uma das coisas que aprecio no movimento Impressionista do século XIX é o facto dos artistas terem descoberto o exterior que os rodeava. Romperam com as cores escuras do universo pesado e fechado do Realismo e do Academicismo, e redescobrirem as cores fortes, a luz brilhante, o movimento do vento, a matiz quente do sol. Os impressionistas saíram dos seus ateliers e descobriram a vida e a natureza. O mundo. Saindo, impressionaram-no com cores fulgentes e alegres pinceladas.

As Igrejas evangélicas têm muito a aprender com o Impressionismo.




Imagem: Wild Poppies. Pintado por Claude Monet perto de Argenteuil em 1873.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Free Hugs!




Um GRANDE ABRAÇO a todos os visitantes do CANTO!
Abraça alguém hoje, também.

quarta-feira, novembro 22, 2006

A nossa sociedade

Folheando o Jornal Público de hoje leio na secção Sociedade os seguintes títulos:


“Da roça miserável à miséria da prostituição”

“A cada dia 11 mil pessoas são infectadas com o vírus da sida”

"Infecções em homossexuais crescem 68 por cento em Portugal entre 2001 e 2005"

“SOS Criança nasceu há 18 anos e recebeu cerca de 60 mil apelos”

“Desarticulada em Espanha rede de pornografia infantil”

“Conflito entre alunos acaba com agressão a professora em escola de Beja”

(...)




Que tipo de sociedade estamos a construir? Será que a igreja está a contribuir e a influenciar positivamente esta sociedade? O que é que eu estou a fazer?