domingo, setembro 04, 2022

Não temas, crê em Jesus!


Lemos no Evangelho de Marcos que Jesus atravessou de barco com os seus discípulos o Lago de Genesaré e chegou à outra margem, provavelmente de Cafarnaum. Uma grande multidão já o aguardava. Jairo, um dos responsáveis da Sinagoga, mal viu Jesus, lançou-se aos seus pés. Suplicou-lhe que fosse a sua casa para curar a filha que estava moribunda. A sua filha estava muito doente, tinha apenas 12 anos e Lucas informa-nos que era a filha única (Lc 8:42). 

O Senhor Jesus foi com ele e a numerosa multidão acompanhou-o. No caminho para casa de Jairo algo estranho aconteceu. Uma certa mulher, muito doente com hemorragias constantes há 12 anos, aproximou-se de Jesus sorrateiramente e, furando por entre a multidão, tocou nas vestes de Jesus. A mulher fez isto porque cria que Jesus era poderoso para a curar (Mc 5:28). Quando tocou em Jesus, logo a hemorragia parou e teve a convicção que ficou curada.  

Jesus parou e fez uma pergunta: “Quem me tocou nas vestes?” Claro que esta pergunta foi estranha para todos porque a multidão apertava-o há muito. Contudo, a pergunta servia para a mulher confessar o que tinha feito e testemunhar do grande poder do Senhor. Temendo e tremendo, a mulher prostrou-se diante de Jesus e revelou o que tinha acontecido. Que tinha consultado muitos médicos e gasto todo o seu dinheiro mas estava cada vez pior, ainda assim, tinha fé que se tocasse em Jesus ficaria curada. O Senhor então disse-lhe: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.”    

Enquanto Jesus falava, chegaram uns amigos de Jairo que lhe disseram para não incomodar mais o Mestre porque a filha já tinha morrido. Jairo já estava a sofrer imenso. Aquela paragem da mulher ainda devem ter impacientado mais Jairo. Agora, a terrível notícia que a sua filha tinha morrido. Mas Jesus continuou a incentivar a fé e a esperança de Jairo e disse-lhe: “Não temas, crê somente!” O medo é o grande inimigo da fé. Precisamos dar mais ouvidos a Jesus do que ao medo, aos obstáculos e às impossibilidades. A fé triunfante é a fé perseverante em Jesus. 

Perante o quadro de descrença da multidão e amigos, Jesus impediu que o acompanhassem e prosseguiu só com Pedro, Tiago e João. É importante seguirmos as pessoas de fé. Bem diz o ditado popular: “Diz-me com quem andas; dir-te-ei quem és.” Chegados à casa de Jairo, era grande o choro à entrada. Jesus repreendeu-os: “Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.” Riram-se de Jesus. Passaram rapidamente do choro para o riso. Jesus pediu para se retirarem e entrou no quarto com o pai e a mãe da menina. Tomou a mão fria da menina e ordenou: “'Talitá cumi', que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te.” Imediatamente a menina levantou-se e começou a andar. Jesus disse para lhe darem de comer, como evidência que de facto ela estava viva. Pediu-lhes também que não divulgassem o sucedido, mas Mateus revela que a notícia se espalhou por todo o país.   


Jesus é Deus e tem todo o poder sobre as doenças e até tem poder sobre a morte. O Senhor não é indiferente ao sofrimento humano e às nossas dores. Segundo a Sua vontade soberana, Ele pode curar-nos quando temos fé nele. Jesus alimentou a fé de Jairo e diz-nos hoje a nós também: "Não temas, crê em mim!" Quando cremos e caminhamos com Jesus estamos seguros. A perseverança na fé depende da presença e da provisão de Deus, não de nós mesmos. Não tenhas medo, crê em Jesus!

Sem comentários: