terça-feira, novembro 23, 2021

Viver ou morrer?


Quando o Apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses estava preso injustamente em Roma. Ao contrário do que seria normal, não há nele nenhuma tristeza ou revolta. Ele acreditava que estas coisas estavam a contribuir para um maior avanço e progresso do evangelho de Jesus Cristo. Este testemunho de Paulo estava a contagiar e a abençoar de forma poderosa todos à sua volta. 

“Quando a pessoa confia inteiramente no soberano Deus omnipotente, nada de terrível pode sobrevir, os eventos e as circunstâncias são controladas por Ele”, escreveu Russell Shedd. Que nós possamos ter também esta atitude paulina, de testemunhar sempre da salvação de Cristo, independentemente dos obstáculos que nos surjam.  

Paulo sabia que muitos estavam a anunciar a Cristo por amor, mas outros estavam a fazê-lo de forma egoísta, por rivalidade e inveja. Infelizmente ainda hoje, há líderes e igrejas que parece que estão em competição com outros obreiros e igrejas. Não cooperam e são indiferentes à obra de Deus das outras congregações. Paulo alegrava-se mesmo assim por Cristo estar a ser anunciado. Obviamente que não está ali a defender que a forma como anunciamos o Evangelho não é importante. Nesta e nas outras epístolas, o Apóstolo exorta para que Cristo seja anunciado com motivações certas, santas e que em tudo Deus seja glorificado.

O ponto central deste primeiro capítulo é a declaração existencialista de Paulo: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é ganho!” (Fp 1:21). A única vida que vale a pena viver é em Cristo. Contudo, Paulo tinha um dilema: por um lado desejava partir (morrer) e estar com Cristo; por outro lado, queria viver aqui, pois considerava necessário ficar mais algum tempo a servir O Senhor e a Igreja. A morte não assusta o verdadeiro crente, Paulo tinha a certeza que ir ter com Cristo é “muito melhor”.

Estás preparado para morrer? O profeta Amós faz um aviso solene ao povo de Israel que se faz pertinente para todos os viventes: “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus”. Quando o rei Ezequias recebeu a notícia da parte de Deus que ia morrer, o profeta Isaías avisou-o: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” (Is 38:1). A tua vida está em ordem? Estás reconciliado com Deus, contigo mesmo e com as outras pessoas? Receber Jesus e estar no centro da vontade de Deus é imperioso para viver e morrer bem. 

Partimos para a eternidade como estamos. O Apóstolo Paulo estava preparado para partir porque para ele Jesus Cristo era a única razão da sua existência e a morte representa ganho! Começamos a viver quando Cristo, pela Sua graça e poder, começa a viver em nós.

Sem comentários: