terça-feira, março 06, 2018

Aquilo que vai mudar o mundo

Dietrich Bonhoeffer diz que é um erro presumir que há soluções cristãs para todos os problemas humanos [Ética, Assírio & Alvim, p.310]. É interessante notar que Jesus enquanto aqui andou, não se ocupou em solucionar os problemas sociais, políticos e económicos. A sua proposta era fundamentalmente redentora. A sua solução era celestial, não terrena. Jesus veio por causa da Justiça divina, não para resolver as injustiças humanas.

Isto não quer dizer que a Cristo e a igreja não tenham respostas para este mundo. Significa que a solução dos cristãos para a este mundo aponta para os passos redentores do Cristo. A nossa proposta não é mudar o mundo do ponto de vista humano, mas fazer o apelo ao arrependimento e à conversão interior. Mudança de coração que gera mudança de vida. A primeira e grande tarefa da igreja é anunciar a salvação do redentor. A Igreja é convocada a ser testemunha da liberdade que brota do sepulcro vazio, não das liberdades que brotam do pensamento humano.

Se o testemunho da salvação por Cristo não unir as igrejas cristãs, particularmente as evangélicas, é porque elas estão longe da solução preconizada por Jesus. Se o evangelismo não nos une, é porque não somos cristãos. Aquilo que vence e muda o mundo é a fé no Cristo redentor. "Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:5).

Sem comentários: