sexta-feira, janeiro 12, 2018

Certezas

No último sermão da série de seis na 1ª Carta do Apóstolo João, falei das certezas do cristão. O capítulo 5 é sumarento em matéria de convicções. A palavra "sabemos" é repetida diversas vezes pelo Apóstolo do amor. Esta Carta foi escrita para que saibamos as coisas que interessam. São 5 as certezas, tal qual rochas inabaláveis, que se erguem na parte final deste capítulo:

1. A certeza da vida Eterna (v.13).

2. A certeza que Deus responde às nossas orações (v.14-15).

3. Temos vitória sobre o mundo, o pecado e o diabo (v.18).

4. Sabemos que somos de Deus (v.19).

5. A certeza que Jesus vai voltar e é Deus verdadeiro (v.20).

Garantias inabaláveis, porque são divinas. Temos certeza que os crentes em Jesus Cristo têm vida eterna, por causa da graça do Pai e do sacrifício do Filho. Certeza que a salvação é permanente e eterna. Certeza que Deus ouve e responde às orações feitas segundo a Sua vontade. Certeza que pertencemos a Deus e por isso o maligno não nos pode tocar. Certeza que Jesus vai voltar e que é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

As certezas do cristão não são presunção, muito pelo contrário, implicam fé e humildade. Humildade para crer e viver naquilo que Deus diz ser certo e descrer de si próprio e das dúvidas deste mundo confuso e relativista.


Sem comentários: