segunda-feira, novembro 28, 2016

Os 10 golpes

O termo “praga” no Antigo Testamento também pode significar “golpes" ou “ferimentos”. Alguns podem interrogar-se porque é que Deus mandou 10 pragas a Faraó e aos egípcios. Não chegavam duas ou três pragas? Ressaltam pelo menos 5 grandes propósitos destas 10 pragas enviadas por Deus:

1. Elas serviram para reforçar que Deus é O Senhor supremo e soberano sobre todas as pessoas e nações e também no grande Egipto.

2. As pragas humilharam e derribaram as muitas falsas divindades profusamente cultuadas pelos egípcios.

3. Serviram para punir os cruéis e ingratos egípcios por terem oprimido os israelitas durante mais de 400 anos.

4. Prepararam o caminho para o grande livramento de Israel do Egipto, rumo à terra prometida.

5. Ajudaram os israelitas a confiarem mais no Deus Todo-Poderoso e a caminharem dependendo dEle em total obediência e fé.

O que é que posso aprender e aplicar na minha vida disto tudo?
Percebo que, independentemente de todas as opressões e humilhações que possamos sofrer, Deus continua a ser soberano e a intervir na nossa história quando assim bem o entende. No seu tempo, Deus castiga toda a maldade, idolatria e injustiça. Reconheço a minha necessidade diária de confiar e depender mais deste Deus libertador. Tenho a certeza que, assim como O Senhor se fez presente com os israelitas no Egipto e no deserto, Ele também promete estar e caminhar comigo hoje e amanhã.
"Não te deixarei, nem te desampararei", diz Deus.

Sem comentários: