segunda-feira, outubro 17, 2016

Partilhar o perdão de Cristo

A chamada "Grande Comissão” dada por Jesus à igreja, que alguém já apelidou de a “Grande Omissão”, aparece em todos os quatro Evangelhos (Mt 28:18-20; Mc 16:16; Lc 24:45-49 e Jo 20:19-23). A do Evangelho de João distingue-se das outras três pelas expressões vivas e poderosas que Cristo proferiu.

Depois da morte de Jesus, os apóstolos fecharam-se numa sala com medo dos judeus. Sentiam-se tristes, confusos e desamparados com a recente morte do Mestre. De repente, O próprio Jesus Cristo, ressurrecto, surge-lhes no meio. "Paz seja convosco!" diz Jesus por duas vezes (v.19 e v.21). Este "Shalom", a paz daquele que venceu a morte e o pecado infunde serenidade e propósito. É uma paz prometida (Jo 14:27; 16:33) e uma paz que nos chama e convoca, paz que transcende circunstâncias e lógicas humanas (Cl 3:15; Fp 4:7). O medo, a dúvida, a incredulidade, paralisam a igreja, a paz de Cristo faz-nos avançar.

Jesus dá-lhes o desafio missionário - “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (v. 21). A missão de Jesus é encarnacional, e como diz John Stott, esta é “a maior identificação transcultural na história da humanidade”. Aquele que foi enviado pelo Pai a salvar este mundo, ordena-nos que levemos a sua mensagem salvífica a todas as pessoas. É um comissionamento urgente e para todos os crentes. Temos a missão de não só experimentar a paz de Jesus, mas espalhá-la.

Os discípulos são convocados a sairiam para pregar o Evangelho, não por conta própria, mas com a autoridade e o poder do Espírito Santo. As missões sem o poder de Deus são infrutíferas, por isso Jesus dá-lhes um "sopro de Vida" (v.22). Uma espécie de "aperitivo" do grande banquete que viria mais tarde no Dia de Pentecostes. Uma pequena "brisa" do grande Vento.

Jesus não só lhes deu o poder da mensagem, mas também o conteúdo da mensagem da pregação: "o perdão de pecados" (v.23). Não se trata de outorgar a absolvição de pecados - exclusiva de Deus -, mas, de sermos as testemunhas do perdão que brota na cruz de Cristo. Somos exortados a partilhar o evangelho da salvação, no poder do Espírito Santo, sem medos nem vergonhas, a todos os que nos rodeiam. Quem crer neste perdão será salvo, mas quem não crer permanece condenado. "Ide!"

Sem comentários: