terça-feira, julho 12, 2016

O maior amor, a maior dádiva e a maior decisão

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Este versículo bíblico resume, de alguma forma, toda a Bíblia e revela o maravilhoso plano de Deus para o ser humano. Lutero apelidou-o de “A Bíblia em miniatura”. Existem três grandes verdades que saltam deste texto: o maior amor, a maior dádiva e a maior decisão.

1. O maior amor. Deus ama este mundo, isto é, Deus ama-nos. Ainda que mais ninguém neste mundo queira saber de ti, DEUS AMA-TE! O soberano Deus, O Senhor criador, podia estar indiferente e distante do relacionamento humano, mas não é isso que a Bíblia revela, Deus ama-nos e busca-nos. E Deus ama-nos com um amor tão intenso e real - “de tal maneira” - que foi demonstrado de forma concludente e prática: “Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8). Nascemos em pecado. Vivemos distanciados da vontade santa e amorosa de Deus. Estamos perdidos e condenados à perdição se não confiarmos na maior evidência do amor divino.

2. A maior dádiva. Por causa do seu grande amor, Deus enviou o seu único Filho, Jesus Cristo, para satisfazer a Sua justiça e para resolver o nosso grave problema do pecado. Jesus Cristo, é mais do que o filho do carpinteiro José, mais do que um bom Homem, mais do que um bom Mestre religioso, Jesus Cristo é O Filho de Deus que tomou forma humana para morrer pelos teus pecados, Ele ressuscitou ao terceiro dia, está vivo e um dia vai voltar! “Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (1 Pd 3:18). É verdade que Cristo mudou a história, o calendário e o mundo, mas mais importante que tudo isso, continua a mudar milhares de vidas que se entregam a Ele.

3. A maior decisão. “Todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna.” Perante a constatação do maior amor de Deus comprovado na maior dádiva, temos que tomar a nossa maior e melhor decisão: Crer em Jesus e naquilo que Ele disse e realizou. É uma decisão pessoal, inteligente e urgente. Pessoal, porque cada pessoa tem que crer por si própria individualmente. Inteligente, porque Deus sabe governar melhor a nossa vida do que nós próprios e crer na existência de um Deus amoroso é mais sábio do que não crer. Urgente, porque não sabemos se vamos estar vivos amanhã e quem não receber Jesus continuará condenado para todo o sempre. Em João 3:18 lemos que: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus”.

O que significa crer em Jesus? Significa confiar em Deus e na Sua Palavra. Significa aceitar o Amor de Deus e o seu plano gracioso. Implica receber Jesus, pela fé, para salvação e para cumprir com o propósito de Deus. Quando cremos, temos a garantia divina do perdão de pecados e da vida eterna. "De acordo com a Palavra de Jesus, não há mais alternativas, ou nós amamos a Deus ou nós O odiamos. Se amamos a Deus, nós odiamos o mundo; e se amamos o mundo, nós odiamos Deus”, escreveu Dietrich Bonhoeffer. Não há que temer, porque como bem o disse F. B. Meyer “Nenhum coração sincero tem medo de Cristo, quando se chega a Ele, descobre que, sem o saber, está sendo guiado por Deus.”

Sem comentários: