segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Tende bom ânimo!

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).

Ontem estivemos numa bela Igreja em Braga, onde preguei acerca da paz e do ânimo que encontramos em Cristo. As pessoas querem paz. É um dos grandes desejos que se costuma fazer na passagem para um novo ano. Procura-se paz na natureza, nas religiões, nos "Reikis", nos relacionamentos, nos animais, nos livros, na música, na Internet, no dinheiro, nas viagens e em tantas outras coisas. O Homem quer sentir paz consigo próprio, com os outros e, sem o saber ou admitir, busca a paz com Deus.

Jesus disse que podemos experimentar a paz nele (João 16:33). Em Cristo temos acesso à paz de Deus e à paz com Deus. É uma paz celestial que transcende o sentir e o pensar (Filipenses 4:7). Não acontece só quando estamos bem ou quando as coisas nos correm de feição, é uma paz divina que recebemos quando depositamos a fé naquilo que Jesus é e realizou.

Isto não invalida que o cristão não tenha dificuldades, lutas e aflições. Foi o próprio Senhor Jesus que nos prognosticou aflições e perseguições neste mundo. A tal Teologia chamada da "prosperidade", que ensina que depois da conversão são só facilidades, riquezas e isenção de dores e sofrimentos é falsa! Os cristãos, neste tempo presente, têm aflições. Isso, contudo, não nos deve fazer perder o ânimo. Porquê? Porque a nossa força e coragem não estão relacionadas com o sentir, ou com coisas e circunstâncias. O ânimo cristão advém do facto de crermos na vitória de Jesus: “tende bom ânimo; eu venci o mundo", disse o nosso redentor.

É verdade que aqui o cristão deve contar com aflições, lágrimas e dores, mas isso não lhe deve tirar a paz. O facto do Príncipe da Paz ter vencido a morte, o pecado e o diabo na cruz, dá-nos coragem e tranquilidade para prosseguir. Quando cremos na sua portentosa vitória, ela torna-se nossa também (1 Jo 5:4-5).

Sem comentários: