segunda-feira, novembro 09, 2015

Servir a Deus com alegria

Neste sábado, reflecti com uma vintena de jovens em Leça da Palmeira, sobre a importância do serviço alegre ao Senhor. As nossas desculpas para não servirmos a Deus vestem-se de tristes farrapos. “Servi ao Senhor com alegria!”, lemos no Salmo 100. Das muitas inferências que se podem colher deste Salmo, destacam-se três grandes conclusões:

1 - Servimos bem quando estamos bem doutrinados (vers. 3, 5). Saber que Deus é Deus. A boa teologia impele-nos sempre à adoração e ao serviço. Quanto mais conhecemos Deus, através de Cristo e da sua Palavra, mais queremos servi-lO. O contrário também é verdade.

2 - Um coração grato serve melhor a Deus (vers. 3,4). A ignorância, o desagradecimento e o egocentrismo desviam-nos do serviço. Quando vislumbramos as coisas extraordinárias que Deus fez, faz e fará, só pode despontar gratidão e louvor. Se isso ainda não nos impulsionar ao alegre serviço, deixemos de comer e beber.

3 - O bom servo veste-se com a humildade, autenticidade e verdade (vers. 5). Humildade porque Deus é Senhor e nós não. Servimos a Deus, porque somos alegres escravos do bom Senhor (Ef. 6:6,7). Autenticidade e verdade no serviço são imprescindíveis. Viver em pecado e depois pensar que se está a servir a um Deus santo, é puro auto-engano.

Estamos sempre a servir alguém, como bem o disse Dylan, "Gotta Serve Somebody". Deus não só ama ao que dá com alegria (2 Co 9:7), também ama (e muito!) a quem O serve com alegria. Estás tu a servir a Deus?

Sem comentários: