domingo, novembro 22, 2015

Contra a preguiça, ler!

Na passada semana, o Tiago Cavaco convidou-me para ler alguns excertos no lançamento do seu recente livro Seis Sermões Contra a Preguiça (Editora TopBooks), no El Corte Inglês de Gaia. Confesso que tive alguma dificuldade. Não tanto pela leitura em si, mas pelo desafio de escolher uma única frase na imensidão de ideias luminosas e marcantes que se destacam neste pequeno grande livro. Inicialmente pensei em ler o brilhante prefácio de José Tolentino Mendonça, mas depois fiquei-me por três grandes frases, que de alguma forma resumem o livro.

Tenho acompanhado as pregações do Tiago (algumas presenciais outras Online) desde a "Igreja pouco maior que uma cabine telefónica" em São Domingos de Benfica até à enorme Igreja da Lapa. Embora não pertença à família Baptista (sou dos "Irmãos"), identifico-me com muitos dos princípios e práticas que tenho ouvido e visto nas pregações do Pastor Tiago Cavaco. Este livro vem iluminar o aborrecido cenário livreiro nacional. Portugal e o mundo precisam ouvir estes sermões. Denunciar bem alto, à la Spurgeon e Vieira, que "o pecado da preguiça é um problema de todos os cristãos"; que a "A preguiça é terrível porque, de uma maneira chocante, revela que não amamos Cristo."

Mas desenganem-se os Workaholics. O desafio deste livro não é pôr-nos a trabalhar de modo desenfreado. "O oposto da preguiça não é o trabalho, é a alegria", alerta o pregador. O grande ensejo é encontrarmos o prazer em Deus e na sua Obra. O trabalho sem Deus é uma triste maçada. Por isso, contra a preguiça, ler e praticar estes preciosos Sermões.

Sem comentários: