terça-feira, setembro 15, 2015

O perdão liberta, anima e levanta

O grande escritor John Stott conta que leu uma declaração de um director de um grande hospital para doentes mentais na Inglaterra com a seguinte sentença: “Eu poderia dar alta a metade dos meus pacientes amanhã se eles pudessem ter certeza de que foram perdoados”.

Quem não perdoa fica paralisado na vida. Fica acorrentado ao passado, no presente e impedido de caminhar no futuro. Quem quer prosseguir na vida tem mesmo que perdoar. Perdoar-nos a nós próprios, perdoar a quem nos ofende e, acima de tudo, aceitar o perdão gracioso de Deus.

Uma das razões porque o Apóstolo João escreveu a sua primeira carta foi para (nos) lembrar que através do nome, ou seja, da Pessoa, autoridade e obra de Deus em Cristo, os nossos pecados são perdoados. “Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados” (1 João 2:12).

O perdão liberta, anima e levanta aquele que estava paralisado pela culpa, ressentimento e pecados. Porque muitas vezes não conseguimos nem temos vontade de perdoar, a fé é essencial no perdão. “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados” Mateus 9:2. E o que era paralítico, por causa do perdão de Jesus, levantando-se, começou finalmente a andar.

Sem comentários: