quarta-feira, setembro 17, 2014

A vontade de Deus é sempre a melhor

As primeiras instruções que Deus deu a Adão e Eva foram muito claras e precisas, não deixavam margem para qualquer dúvida: “Podem comer de tudo, menos do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois se comerem morrem.” A proposta da serpente, ao contrário, lançou imprecisões, dúvidas e ilusões trapaceiras: “Talvez não morram. Não é bem como Deus diz. Se comerem, vocês ficarão melhores, serão como Deus, conhecendo e dominando o bem e o mal!”

Saltam-me duas lições importantes daqui. A primeira é que as palavras e as ordens de Deus, ainda que não conheçamos todos os seus contornos, são sempre claras e verdadeiras. Já as propostas do diabo são sempre ambíguas, impostoras e mentirosas. Deus é luz, o diabo é trevas. Deus é a verdade, satanás é o pai da mentira.

A segunda lição relaciona-se com a ilusão satânica que a vontade de Deus não é assim tão boa e que o melhor é contrariar essa vontade. O velho ditado popular “o proibido é o mais apetecido”. A falácia vem embrulhada num apelo sensorial apetitoso e na promessa de uma satisfação imediata. Puro engano.

A história revela que as consequências da desobediência foram letais para todos. Não somos chamados a conhecer tudo, mas a obedecer a Deus e à verdade da sua Palavra. A Palavra de Deus esclarece e vivifica, a palavra do diabo confunde e mata. Não existe nada maior e melhor que obedecer à vontade de Deus. A sua vontade é “boa, agradável e perfeita”.

Sem comentários: