terça-feira, junho 17, 2014

Tornar conhecido O Deus desconhecido

Consta que John Steinbeck demorou cinco anos para escrever o seu clássico, "A um Deus desconhecido". A história explora a relação afectuosa e mística, que Joseph Wayne tem com a terra, um carvalho gigante e com a família. Wayne procura o amor e o Algo que lhe transcende e é superior.

Quando o Apóstolo Paulo visitou Atenas ficou revoltado com a idolatria, superstição e cegueira espiritual que imperava nos gregos. Vendo uma inscrição "AO DEUS DESCONHECIDO", num dos muitos santuários que eles tinham, falou-lhes do Deus que, sendo desconhecido para eles, era O criador da vida, O sustentador do universo, O Senhor e O Juíz. John Stott diz que é impressionante "a abrangência da mensagem de Paulo. Ele proclamou Deus na sua plenitude, como Criador, Sustentador, Soberano, Pai e Juiz." A seguir, Paulo incitou os gregos a arrependerem-se dos seus pecados, a crerem neste poderoso Deus e na ressurreição de Jesus Cristo.

O mundo de hoje aturdido e confuso com tantas crenças e descrenças, continua a precisar ouvir a Palavra do verdadeiro Deus. Ele anuncia "a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo" (Actos 17:30). Stott recorda que "não podemos pregar o evangelho de Jesus separado da doutrina de Deus, ou falar da cruz sem falar da criação, ou da salvação sem o juízo e vice-versa." A mensagem do Evangelho é completa e integrada, ela responde às maiores indagações e ansiedades do ser humano.

Sem comentários: