sábado, março 22, 2014

C. S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia

Terminei esta semana a leitura da mais recente biografia de C. S. Lewis, escrita por Alister McGrath. A vida de C.S. Lewis - Do ateísmo às terras de Nárnia (Mundo Cristão), reitera o muito que já foi dito em anteriores biografias de Lewis, mas procura ir um pouco mais além. Seguindo a ordem cronológica das cartas de Lewis, McGrath procura lançar alguns facors novos, nomeadamente a data provável da sua conversão a Cristo, que terá ocorrido, não em 1929 como referem quase todos os biógrafos, mas em 1930. Sem omitir as falhas, os receios, os detalhes mais obscuros e até algumas contradições da vida de C. S. Lewis, Alister McGrath acompanha a sua lenta caminhada do ateísmo para o cristianismo.

C. S. Lewis escreveu mais de cinquenta obras: romances, poesia, literatura infantil, crítica literária e apologética, sermões e muitas cartas. Cinquenta anos depois da sua morte, e mesmo não concordando com tudo o que C. S. Lewis defende, é inegável que os seus livros continuam a inspirar e a espicaçar milhões de crentes e descrentes. Ninguém fica indiferente à beleza do imaginário mundo de Nárnia, que nos reporta para a realidade do mundo espiritual e pela acutilância e clareza da sua escrita teológica.

Li algumas opiniões negativas à “biografia crítica” de McGrath, mas recordando as sábias palavras de Lewis, a única crítica confiável do valor do autor é o tempo, e a única medida confiável é o prazer causado pela leitura da obra desse autor. Relativamente às obras de C. S. Lewis, não haverá grandes dúvidas, em relação a este livro de Alister MGrath, para mim, foi sem qualquer dúvida “insistentemente prazeroso”. No final das mais de quatrocentas páginas desta cativante biografia, apetece voltar a lê-la. E mais, ler e reler todos os livros de C. S. Lewis.

Sem comentários: