sexta-feira, janeiro 10, 2014

Ser encontrado pelo Deus vivo

«Os homens relutam em passar da noção de uma divindade abstracta e negativa para o Deus vivo. Não me surpreendo. (...) É sempre chocante encontrar vida quando pensávamos que estávamos sozinhos. "Veja!", gritamos, "está vivo". É exactamente nesse ponto que tantos recuam — eu teria feito o mesmo se pudesse — afastando-se do cristianismo.

Um "Deus impessoal" — é bem aceito. Um Deus subjectivo de beleza, verdade e bondade, que vive dentro das nossas cabeças — melhor ainda. Uma força de vida informe, surgindo através de nós, um vasto poder que podemos deixar fluir — o melhor de tudo. Mas o próprio Deus, vivo, puxando do outro lado da corda, talvez aproximando-se numa velocidade infinita, o caçador, rei, marido — isso é outra coisa muito diferente.

Há um momento em que as crianças estão a brincar aos polícias e ladrões e de repente, ficam quietas e uma sussurra no ouvido da outra: "ouviste aqueles passos no corredor?" Chega um momento em que as pessoas que estiveram a brincar à religião (“a famosa busca do homem por Deus!”), de repente recuam: E se na verdade O encontrássemos mesmo? Não foi essa a nossa intenção! Pior ainda, admitir por hipótese que Ele já nos encontrou?»


C. S. Lewis, Milagres. Editora Vida.

Sem comentários: