terça-feira, janeiro 21, 2014

O milagre maior

Jesus resolveu continuar a sua viagem rumo à Galileia. Tinha estado dois dias em Samaria, onde muitos foram salvos, fruto também do testemunho da mulher pecadora que tinha sido transformada pelo Messias. Uma só pessoa pode influenciar positivamente uma cidade inteira.

Quando chega a Caná da Galileia, Jesus irá realizar o seu segundo milagre, na sequência da narrativa do Evangelho de João. Um Régulo, oficial do tetrarca da Galileia Herodes Antipas, aborda Jesus e roga-lhe que vá a sua casa para curar o seu jovem filho, que está mortalmente doente. Jesus responde-lhe com alguma aspereza (só Ele pode falar assim!) dizendo-lhe que “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” (v. 48). A resposta no plural de Jesus indicia que Ele não só falava para aquele pai, mas também para a multidão que o seguia com fé interesseira, esperando que O Messias resolvesse todos os seus problemas terrenos. O erro obviamente não estava, nem nunca está, nos sinais e milagres que Jesus fazia (e faz!), mas de fazer depender a fé desses sinais e milagres, não direccionando a fé primariamente para Deus e para o Messias.

Contudo, o oficial do Rei não desiste de clamar. Retoma a sua intercessão, fazendo do assunto uma questão de vida ou de morte, "Senhor, vem, antes que meu filho morra". Como Jesus nunca rejeita nem quem a Ele vai com espírito humilde e contrito, decreta uma gloriosa sentença: “Vai, o teu filho vive”.

O texto bíblico acrescenta que o pai creu na Palavra de Jesus e foi para sua casa. Quando lá chegou, os seus servos vieram logo ao seu encontro, informando-o que o seu filho vivia e estava bem. O pai, indagou a hora precisa em que aconteceu o milagre e constatou que foi precisamente na altura em que Jesus ordenou a cura. O relato termina dizendo que, não só o filho deste Régulo foi curado, mas ele e toda a sua casa creram em Jesus e foram salvos. O maior milagre de todos é a salvação eterna.

"Muito felizes são todos os que crêem sem ver", diria Jesus uns anos mais tarde ao céptico Tomé (Jo 20:29). E hoje a nós também.

Sem comentários: