quarta-feira, janeiro 08, 2014

A graça em Zaqueu

Não sei se já vislumbramos bem a grandeza da graça de Deus com Zaqueu. O tal que sendo pequeno de estatura, era grande na roubalheira. Zaqueu subiu numa árvore para ver Jesus passar, mas na verdade, não foi Zaqueu que convidou Jesus a entrar na sua vida. Foi Jesus que pediu para entrar na dele: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa." O sublime toque da graça não se conquista, recebe-se.

O novo Zaqueu salvo, resolveu devolver tudo o que tinha roubado. Só que a salvação de Deus não veio depois de Zaqueu ter mudado de vida. A mudança efectivamente aconteceu como reacção à salvação divina. Quando permitimos que Jesus toque a nossa vida, as atitudes, os relacionamentos e as prioridades realmente mudam. Se não mudam, é porque ainda se está perdido em cima da árvore, à espera de quem já passou.

Ainda há quem julgue (infelizmente alguns que se dizem cristãos) que se consegue ser uma pessoa boa e melhor sozinha. Basta esforçar-se muito, realizar coisas boas e altruístas. Será sempre um esforço insuficiente e inglório. Ninguém muda, nem cresce, se não descer de si próprio, às mãos do Messias. Quando aceitamos a graça generosa de Deus encontramos a alegria da vida - a vida abundante e a eterna.

1 comentário:

Adriana disse...

Amen.