quinta-feira, dezembro 12, 2013

O Natal e a solidão

Um dos graves problemas da nossa sociedade é a solidão. No meio de tanta gente e ruído comunicacional, novos e velhos sofrem, enfermam e morrem sozinhos. Alguns matam-se porque não aguentam mais a agonia da solitude; outros, fenecem dolorosamente aos poucos, sem que nunca ninguém os ouça, acompanhe e ame.

A Bíblia diz que Deus amou-nos de tal maneira que enviou Jesus, o "Emanuel", que significa "Deus connosco". Deus não quer que o homem esteja só, na plenitude dos tempos, manifestou-se em Jesus para estar connosco. Cristo é a sua maior expressão de amor. Nele encontramos o Outro que o nosso solitário coração anseia. Encontramos propósito, paz e presença. O Natal é fundamentalmente isto: acolher Aquele que nos ama e deseja estar connosco. Os cristãos, mais do que todos, deviam ser os primeiros a entender isto. Espalhar esta presença e amor divino ao seu próximo, principalmente àqueles que continuam a sofrer e a morrer sozinhos.

"Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por ele vivamos" (1 João 4:9).

Sem comentários: