terça-feira, novembro 26, 2013

O canto dos grilos: desacelere!

Quando era criança lembro-me que ia para os campos apanhar grilos. Depois colocava-os numa pequena gaiola e eles enchiam a casa com o seu alegre "cri-cri-cri". Jim Wilson fez uma experiência interessante. Gravou o canto dos grilos e depois desacelarou o ritmo desse canto. O canto parece uma estranha melodia de um coro celestial de "anjos" ou "sereias".

O grande Tom Waits comentou esta melodia: "Wilson está sempre a brincar com o tempo. Recentemente ouvi uma gravação do canto de grilos desacelerado. Parece como um coro, soa como música de anjos. Algo mágico, celestial com harmonia e partes de baixo, você não acreditaria. É como um pedaço do céu, e foi apenas porque ele desacelerou, não manipulou a gravação em nada. Então eu acredito que quando Wilson desacelera as coisas é porque isso dá a ele a oportunidade de ver as coisas movendo-se através do espaço. E isso é algo que deve ser dito para o mundo: desacelere."

Na gravação aparecem duas faixas tocando ao mesmo tempo, uma com a velocidade normal e outra desacelerada. Ouça aqui:



Algumas pessoas vieram dizer que o áudio é falso e que se trata de uma montagem. Um blogue sobre ciência alegou que a composição é mesmo verdadeira, basta ter os mesmos recursos para a produzir. Mas, sendo o canto dos grilos ou uma provável montagem fake, o resultado é uma composição surpreendente. Penso que vale a pena ouvir e acima de tudo desacelerar!

Sem comentários: