quarta-feira, novembro 27, 2013

10 coisas para conquistar o seu amigo ferido

Quando uma pessoa nutre alguma amizade e empatia por alguém, o outro pode dizer um disparate, uma graçola parva, até mesmo um dislate que seja, e está sempre tudo bem. São amigos e nada os afecta ou incomoda. Sorriem às provocações e tudo é entendido de um ponto de vista bom e positivo. Porém, se alguém está ferido ou ressentido contra alguém, basta sentir a presença dessa pessoa, ela tossir ou pronunciar um monossílabo que seja, para imediatamente se brandir a espada da raiva e do ódio.

Como se pode ganhar um amigo ou irmão ofendido? O Livro de Provérbios assegura que "O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio." Não é fácil “conquistar” uma pessoa ofendida. Mas penso que existem algumas coisas práticas que podem ajudar a pessoa ofendida ou a que julgue ter ofendido alguém a reatar a sua amizade. Sugiro 10 coisas práticas para ganhar o seu cônjuge, irmão ou amigo ferido:

1 – Ore. Entregue a Deus o seu problema. Peça sabedoria a Deus para ajudar o seu amigo que está ferido. Peça que o Senhor lhe revele igualmente as suas próprias falhas.

2 – Marque um encontro. Procurem um local calmo e uma hora adequada para conversarem.

3 – Ouça. Escute com atenção. Ouça as razões e argumentos do seu amigo.

4 – Fale. Exponha os seus pontos de vista de uma forma educada e serena. Não se prenda a acusações ou jogos de palavras. Procurem falar somente do assunto em causa.

5 – Entenda. Não procure defender-se. Ponha-se no lugar da outra pessoa. Normalmente há sempre boas razões nas duas partes.

6 – Peça perdão. Reconheça as suas faltas e peça com sinceridade desculpa nas áreas específicas em que pensa ter errado.

7 – Perdoe. Dê tempo e espaço ao seu amigo para reconhecer as suas culpas, mas se tal não acontecer, rogue a Deus graça para mesmo assim o perdoar. O perdão é mais do que um sentimento, é uma atitude. "Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também" (Colossenses 3:13).

8 – Siga. Se todas as coisas foram ditas e ouvidas, procure seguir o seu caminho em paz. Não remoa mais neste assunto. Evite ao máximo pensar e falar mal do seu amigo com outras pessoas, isso nunca ajuda.

9 – Ame. Procure tratar com respeito e cordialidade o seu amigo. Sempre que possível tenha atitudes práticas de simpatia e amor para com ele.

10 – Continue a orar. Confie que Deus irá sarar e limpar as ofensas (uma das grandes especialidades divinas!) que ainda possam subsistir. "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16).

Sem comentários: