quinta-feira, maio 30, 2013

A genealogia bíblica matters?

Hoje de manhã li as genealogias narradas no primeiro livro de Crónicas. As listas genealógicas da Bíblia provavelmente são consideradas as partes mais aborrecidas e monótonas de ler. Não há acção ou enredo, nem existem grandes factos dramáticos que nos prendam à leitura. Apenas pais que geraram filhos e filhos que geraram mais filhos. Os seus nomes. Que lições podemos extrair de uma interminável lista de nomes?

Na introdução ao livro de Crónicas, na sua paráfrase Bíblica A Mensagem, Eugene Peterson diz que "A história sagrada não foi construída por meio de forças impessoais ou ideias abstractas; foi tecida através de nomes – pessoas, todas únicas. Crónicas apresenta uma defesa sólida contra a religião despersonalizada." Na miríade de seitas e religiões impessoais, que desprezam a individualidade, que tratam a pessoa como um mero objecto utilitário dentro da máquina organizativa dos seus credos, Deus inspirou os seus servos a registarem longas listas com nomes de pessoas. Famílias. Avós, pais, filhos, netos, alguns bons, outros menos bons.

A genealogia relembra-nos que há uma história. Estamos aqui por causa de outros. Pode ser um tique de velho saudosista, de fartos cabelos brancos, mas quanto mais ouço para não se viver do passado, mais me apetece honrá-lo e valorizá-lo. A questão não é ficar prisioneiro ao nosso passado, tenha sido ele muito bom ou mau, é aprender com ele. Com os antepassados percebo que há uma linha condutora de Deus. No percurso da história percebe-se a mão bondosa e misericordiosa do Pai da história.

Ao contrário do que alguns iluminados pensam, a fé cristã não é uma coisa nova, nem precisa ser reinventada; ela assenta em nomes, conceitos e factos históricos do passado, especialmente no grande nome e obra de Jesus Cristo. É essa fé história que precisa ser lembrada, replicada e vivida hoje. Dou muitas graças a Deus por todo o meu passado. Por também fazer parte da árvore genealógica da vida e da graça de Deus. A genealogia bíblica matters. E muito.

Sem comentários: