quarta-feira, maio 23, 2012

"Outra vez digo: regozijai-vos!"

Encerrei este domingo a pregação expositiva da Epístola de Paulo aos Filipenses. O versículo quatro, do capitulo quatro, sublinha o ponto central da carta: "regozijai-vos no Senhor", e como somos muito propensos a esquecer os conselhos da Palavra de Deus, o apóstolo reforça "outra vez digo: regozijai-vos." Esta alegria firme e crescente é muito mais do que um sentimento humano, motivado por circunstâncias favoráveis, é alicerçado e focado "no Senhor".

Paulo termina a carta, dando alguns conselhos práticos para gozarmos desta alegria: a oração, a gratidão, os pensamentos focados em Deus e no seu carácter, o contentamento material, uma generosidade atenta, que acode às necessidades dos outros, e acima de tudo, a confiança no Deus que supre sempre as nossas necessidades, sejam espirituais, emocionais ou materiais.

Não é difícil concluir porque é que tantas pessoas, algumas delas crentes, não desfrutam e nem espelham esta alegria: raramente oram, são ingratos e mal agradecidos, só pensam em coisas más e pecaminosas, nunca estão satisfeitos com nada, são invejosos e egoístas. Não conseguem regozijar-se porque não se contentam com O Senhor. Por isso é que vivem tristes e infelizes. Mas esta carta começa e termina com a graça e a paz de Deus. A provisão graciosa de Deus para todos nós é a sua paz e alegria. E a alegria do Senhor é a nossa força. "Outra vez digo: regozijai-vos!"

Sem comentários: