quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Acordo Ortográfico rejeitado em Angola

«O principal jornal diário angolano publicou na quarta-feira um editorial dedicado ao Acordo Ortográfico, ao qual tece duras críticas, defendendo que “há coisas na vida que não podem ser submetidas aos negócios, por mais respeitáveis que sejam”, pondo em causa futuras negociações.» In: Público.

Mais uma acha, ou melhor, outra machadada para o (de)Acordo Ortográfico. Como disse o @JoãoMiranda, parece o Português vai ter três ortografias oficiais. Ao contrário do que se pretendia, parece que este estapafúrdio Acordo está a dividir e a enfraquecer cada vez mais a língua portuguesa.

1 comentário:

Jorge Oliveira disse...

Pode ler-se no “Jornal de Angola” que o português falado nesse país tem características específicas, “uma beleza única e uma riqueza inestimável”, que devem ser mantidas, assim como tem o português do Alentejo ou o português da Bahia.

“Todos devemos preservar essas diferenças e dá-las a conhecer no espaço da CPLP”, atesta, concluindo que não é aceitável que através de um qualquer acordo a grafia seja esquecida. “Se queremos que o português seja uma língua de trabalho na ONU, devemos, antes do mais, respeitar a sua matriz e não pô-la a reboque do difícil comércio das palavras.”