quinta-feira, dezembro 22, 2011

A juventude silenciosa de Jesus

Depois de ter nascido, Jesus escolheu permanecer incógnito durante cerca de 30 anos. Embora existam tantas especulações e mentiras acerca desse tempo (leia-se, a exemplo, as mirabolantes invenções da revista Sábado desta semana), o certo é que se sabe muito pouco da infância e da juventude de Jesus. Na sociedade que pensa que sabe tudo e que cultua tanto o conhecimento, há uma lição aqui: por mais que estudemos, existem muitas coisas que nunca vamos conhecer acerca de Jesus. Não só porque Ele escolheu precisamente aquilo que queria revelar, mas também porque Jesus ultrapassa o conhecimento humano - é Deus. Se a Bíblia não conta, é porque não interessa contar.

O que seguramente podemos saber, o que realmente importa conhecer, é que O Cristo veio a este mundo para morrer e ressuscitar pelos nossos pecados. Entender isto, mas principalmente crer e viver nessa certeza, irá iluminar e transformar a mente mais ignorante e perturbada. Ele tem as Palavras da vida eterna.

As três décadas silenciosas de Jesus também nos ensinam que, para se falar alguma coisa de importante, é bom estar calado e silente uns bons anos. É o próprio Jesus que nos ensina que esperar a altura adequada para falar. Ninguém pode partilhar nada de Deus, sem aprender primeiro a calar-se diante da presença do Deus-Menino.


"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus." (João 6:68,69)

Sem comentários: