terça-feira, novembro 15, 2011

Antes de sair da sua Igreja local

As palavras de Dietrich Bonhoeffer levaram a amiga Carla a formular algumas importantes questões. Sem responder directamente à Carla (até porque não conheço a sua situação e igreja em particular), porque considero este assunto bastante pertinente, partilho aqui algumas considerações, para alguém que esteja a pensar deixar a sua igreja local, ler e reflectir.

1. Em primeiro lugar, ninguém deve sair leviana ou apressadamente da sua igreja local. Existem mandamentos claros na Palavra de Deus acerca disso (Hebreus 10:25; I Coríntios 12:21-26; 1 João 1:6,7). Hoje, infelizmente, sai-se da igreja por tudo e por nada. Isso está errado e não é a vontade do Senhor. Se é certo que podem existir alguns erros e abusos dentro das igrejas, a vontade do Senhor é que cada filho de Deus seja um membro integrado e empenhado na sua congregação para ajudar a corrigi-los.

2. Antes de qualquer tomada de posição drástica, conheça melhor a história da sua igreja. Como e quem começou a congregação? São as suas raízes doutrinárias verdadeiramente bíblicas? A Igreja sempre foi como está agora? Já sentiu a presença de Deus nessa igreja?
Todas as igrejas têm fases más e outras boas. Existem muitos exemplos na Palavra de Deus que nos alertam para o facto das precipitações terem resultados desastrosos. Deus é poderoso para restaurar e sarar congregações doentes.

3. Antes de sair, pondere se já fez tudo para ajudar a resolver os problemas. Está a orar pelos líderes e com as pessoas envolvidas? Está pronto a perdoar? Tem uma atitude amorosa, humilde e disponível para o serviço? Nas suas conversas acerca dos assuntos da igreja, diz palavras abençoadoras? Está a seguir as coisas que servem para a paz e edificação dos seus irmãos (Romanos 14:19)?
Paulo escrevendo à Igreja em Colossos (e a nós, pelo Espírito Santo) afirma: “suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:13, 14)

4. Não é normal uma comunidade cristã inteira entrar em total colapso. Normalmente existem sempre em todas as congregações várias pessoas que amam o Senhor e a sua obra. Ouça e ande com essas pessoas. O "esmagamento" produzido pela graça de Deus, que Dietrich Bonhoeffer alega, visa destruir as ideias erradas e sonhadoras de uma pessoa ou mais, para restaurar "a comunhão cristã genuína", não o aniquilamento dessa comunidade.

5. Se a igreja local não manifesta de uma forma cabal, aquilo que John Stott chamou de “marcas da igreja ideal”, que são o "amor, sofrimento, santidade, sã doutrina, evangelismo, autenticidade e humildade" poder-se-á ser tentado a escolher o caminho mais fácil e imediatista, que é mudar-se para outra congregação, onde essas marcas lhe parecem mais evidentes. Se fizer isso, com o passar dos anos, provavelmente irá descobrir que essa congregação também terá falhas iguais ou mesmo piores em muitas dessas marcas. Antes de sair, ore mais, trabalhe melhor e contribua activamente para você próprio manifestar essa marcas na “igreja colapsante”.

6. Observe se a liderança é amorosa, humilde, cuida do rebanho e é respeitadora do modelo bíblico. Como é gerido o dinheiro da congregação? A pregação é Cristocêntrica? Os diferentes ministérios da igreja e respectivas actividades visam a glória de Deus? Há evangelismo e novos convertidos? Existem oportunidades de serviço a Deus? Essas e outras perguntas ajudarão a perceber o tipo de igreja que você está.

7. Se chegar à conclusão que a sua congregação não prega mesmo o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo, especialmente no que concerne à salvação e às grandes bases de fé, busque conselho de pessoas maduras e mais experientes.Experimente partilhar você a Palavra de Deus nessa igreja. Das duas uma, ou se convertem, ou vão expulsá-lo. Depois de algum tempo e muita oração, se não se converterem e não o expulsarem, mude-se para uma congregação que pregue e viva "todo o conselho de Deus" (Actos 20:27-31; 2 Tessalonicenses 3:6; 2 Coríntios 6:14-17).


Conclusão: Antes de sair da sua igreja local deve ponderar muito bem, orar e fazer o que estiver ao seu alcance para abençoar a sua igreja. Orar, orar e orar.

4 comentários:

Avozinha disse...

Gostei muito de ler este post. Talvez tenhamos criado gerações de crentes que procuram a igreja onde se sintam melhor. E por aí andarão em busca de uma satisfação pessoal que não é suposto ter nada a ver com o cristianismo. Como diz o Fernando Ascenso, meu amigo e membro da minha igreja, Deus não nos prometeu a Disneylândia na nossa igreja...

Jorge Oliveira disse...

Obrigado Avozinha.

Quando se valoriza mais "o sentir bem" do que a Palavra viva de Deus, o resultado não pode ser muito bom.

A frase do Fernando Ascenso é maravilhosa. Jesus nunca prometeu que a vida cristã era fácil. A vivência perseverante na igreja local (com tudo o que isso implica) é um dos grandes desafios para o verdadeiro cristão.

Um abraço.

..carlix.. disse...

Quando o problema não é a doutrina mas "lobos vestidos de cordeiro" que tentam semear a dúvida sobre o carácter alheio e trabalho alheio?

Jorge Oliveira disse...

O que é que faz uma ovelha sábia quando descobre os tais "lobos vestidos de cordeiro"? Isola-se? Foge desesperada a correr, salta o muro e muda de rebanho? Não me parece.

Talvez o melhor, seja andar juntinho das ovelhas mais "fortes" e confiar no Bom Pastor com o seu bom cajado. O Pastor conhece bem as suas ovelhas e elas conhecem-no a ele. O Bom Pastor até é capaz de dar a sua própria vida para salvar as ovelhas. Quando confiamos n'Ele, não há lobos, ladrões, dúvidas ou qualquer outra coisa maligna que resista muito tempo (João 10:10-16).

Um abraço.