quinta-feira, setembro 15, 2011

O sábio ajusta as velas

Há quem pense que o optimismo vai salvar o mundo. Eu não. Li algures uma interessante frase de John Maxwell acerca da maneira como enfrentamos as adversidades, "o pessimista reclama do vento, o optimista espera que ele mude e o sábio ajusta as velas."
Não existem pessoas 100% pessimistas, nem 100% optimistas ou totalmente sábias. O ser humano é uma complexa amálgama de percepções, emoções e reacções. Porém, a maneira como reagimos e encaramos as dificuldades é determinante para a nossa vida e existência.

O mal, podemos concluir que é inevitável - está em nós e à nossa volta. O Apóstolo Paulo escrevendo na sua luminosa carta aos Romanos alertou-nos para não nos deixarmos vencer pelo mal, antes, vencermos o mal com o bem (Romanos 12:21). O bem é Deus, a sua sabedoria e vontade, que também podem fazer parte do nosso ser e agir. Navegar com sabedoria é ajustar as velas e confiar em Deus. Como não confiar naquele que repreende os ventos e faz acontecer a bonança?

Acrescentaria à perspicaz sentença de Maxwell que, perante os ventos contrários, “o sábio ajusta as velas e segue atento à Voz do céu.”

Sem comentários: