sexta-feira, setembro 16, 2011

10 dicas para escrever melhor

O blogue Pick The Brain publicou uma lista com 10 dicas dos mestres da literatura para escrever melhor e o Alessandro Martins, do Livros e Afins, traduziu e adaptou, e eu também:

1. Corte as partes chatas: desenvolva a sensibilidade para descobrir quais as partes do seu texto que você iria saltar. Provavelmente o seu leitor fará o mesmo. Se é uma parte essencial e não pode ser eliminada, então está mal escrita: reescreva; se não for essencial, corte.

2. Elimine as palavras desnecessárias: não afirme nunca que uma coisa é interessante ao seu leitor. Se for interessante de facto, o seu leitor é inteligente o suficiente para perceber isso. O mesmo vale para adjectivos, advérbios e afins. Um substantivo bem colocado vale muito mais que tais categorias gramaticais. (Agora leia com as palavras cortadas e perceba como faz sentido).

3. Escreva com paixão: se você não estiver interessado no que você escreve, quem estará?

4. Desenhe com palavras: não afirme que uma coisa é interessante ou importante. Dê os dados necessários para que o leitor descubra isso sozinho. Use metáforas, imagens vívidas para pintar o quadro na mente do leitor. Anton Chekhov disse "Não me diga que a Lua está brilhando; mostre-me o seu reflexo num caco de vidro."

5. Escreva simples: É mais difícil (e eficaz) expressar-se da maneira mais simples possível. Diga o necessário. Diga rápido, diga tudo.

6. Escreva por amor: se você não gosta, de nada adiantará. Se você fizer isso sem esperar nada em troca, em algum momento talvez alguém ofereça algo. Se não oferecerem, ao menos você está fazendo algo de que gosta.

7. Aprenda a prosperar na crítica: Desconfie dos elogios bajuladores e trabalhe mais e melhor perante as críticas negativas e insultos.

8. Escreva, escreva, escreva: Trabalhe afincadamente. Escreva muito. Isso nem sempre é verdade, mas quantidade conduz à qualidade.

9. Escreva o que você sabe e sobre o que você quer saber: Faz todo o sentido escrever sobre a sua área de especialização. Leia, aprenda e estude mais para escrever melhor.

10. Seja único: ouse experimentar novos estilos. Seguindo o que já deu certo, você repetirá velhas fórmulas. Aprenda com a história, mas seja criativo e inovador.


Para saber quem foram os escritores que ajudarem a sintetizar estas dicas, leia o artigo original The Art of Writing: 10 Tips from the Masters.

Sem comentários: