domingo, julho 17, 2011

O que é ter sucesso espiritual?

No epílogo do seu comentário do livro de Neemias, J. I. Packer lança algumas questões e dá algumas luzes sobre o que de facto significa ter sucesso no contexto espiritual. Será que Neemias teve efectivamente sucesso, comparado com a mentalidade actual de alguns mentores da Igreja Evangélica? O que é verdadeiramente ter sucesso espiritual?

"Seria correcto descrever Neemias e Paulo como bem-sucedidos em seus respectivos ministérios? A questão é digna de ser levantada neste fechamento, porque a paixão por sucesso torna-se, constantemente, um problema espiritual - de facto, um escorregão para a idolatria - na vida dos servos de Deus da actualidade."

Um pouco mais à frente, Packer continua: "O facto de sermos bem-sucedidos não significa, necessariamente que Deus nos considere um sucesso." (...) "A sabedoria recomenda: deixe a apreciação do sucesso para Deus e viva o seu cristianismo como uma religião de fidelidade, em vez de uma idolatria às realizações."

"Aplaudidor que sou de empreendimetos pastorais e estabelecimento de metas, de expansão de igrejas e evangelismo agressivo, de avaliação, taxação e responsabilidade final, estremeço quando o sucesso espiritual parece pragmaticamente definido em termos de fazer programas acontecerem, e a iniciativa cristã parece dirigida à comercialização, em vez de centrada em Deus."


In: J. I. Packer. Neemias: Paixão pela fidelidade. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2010, p. 226, 228 e 231.

Sem comentários: