sexta-feira, abril 29, 2011

A Árvore e a Floresta

Imagino e até compreendo o deslumbramento da pessoa, que nunca saiu de casa, quando vislumbra pela primeira vez uma árvore frondosa. Para essa pessoa tudo o que diz respeito ao conhecimento arbóreo é aquela árvore singular. Contudo, existem mais árvores. Ainda que bela, aquela não é a floresta. É muito comum pensar-se que toda a floresta é a árvore que vemos. Encaixotar e limitar toda a mundividência pelo que pensamos, vivemos, sentimos ou experimentamos é fazer do nosso pequeno arbusto toda a floresta.

Quando Jesus começou a curar os olhos daquele cego em Betsaida, o pobre homem, ainda de visão turbada pelos muitos anos da sua cegueira, disse que via homens a andarem como árvores. Ele nunca tinha visto homens nem árvores. Foi preciso Jesus acabar o milagre e restaurar completamente a sua visão. Depois sim, ele já conseguia ver ao longe e distinguia todas as coisas bem.

Desgraça maior do que desperceber a floresta e ter a visão obscurecida, é escolher viver para criticar e reparar no argueiro que está no olho do nosso irmão, sem perceber o tronco enorme espetado no seu próprio olho. Ver o arbusto da nossa estimação e perder toda a floresta. "Toca-me, Senhor!"

Sem comentários: