quarta-feira, março 16, 2011

O maravilhoso mundo da adolescência

Uma das provas infalíveis para se confirmar que uma filha entrou (e permanece por longos anos) na maravilhosa fase da adolescência é aquela sentença emblemática, repetida em tom de Sol Maior: "Eu Sei!"

Se insistirmos em terminar a pequena explicação do que pretendíamos dizer,
poder-se-á ouvir também um longo e enfadado "ÓÓÓHH...", acompanhado de um ou mais suspiros enfastiados. Outras vezes uns risinhos.

Depois passa-lhes. Outras vezes, não.


Imagem: Retrato de uma jovem adolescente, de Sophie Gengembre Anderson (1823-1903).

3 comentários:

Rute Oliveira disse...

Uma das provas infalíveis para se confirmar que um pai entrou (e permanecerá por longos anos) na horripilante fase dos cotas é aquela sentença emblemática, repetida de historinhas enfadonhas da passada vida juvenil.
A uns passa, a outros não.

Jorge Oliveira disse...

Prova essa, da história e da experiência de vida - que os teens (ainda) não têm -, que reforça ainda mais a autoridade dos "cotas" para identificar algumas idiotices da vida juvenil.

Beijinhos em Si menor

ihihihihi
(Risinhos desdentados)

Vilma disse...

Vocês dois já me fizeram rir bastante!

E riu-me de ambos, porque já fui filha de 17 anos e hoje sou mãe.
Dei os mesmos Ohhhh ao meu pai e hoje, como mãe, faço o mesmo que o meu pai e recebo os Ohhh da minha filha.
Nem a propósito, o meu pai ontem deu-me uma carta que ele encontrou, e que me escreveu quando eu fiz 18 anos.
Sei que a tenho, algures guardada, mas, como tinha 18 anos cheios de "razão e sabedoria", guardei-a, talvez sem lhe ter dado grande importância.
E quando ontem ele ma deu para eu a ler, ri e chorei.
Porque as suas palavras cheias de sabedoria, vieram a ser proféticas.
Hoje, como "cota", dou-lhe toda a razão.
Mas isso, a Rute só o saberá quando lá chegar também.
Até lá, vive a tua juventude, com alegria, mas também, com equilíbrio.
Essas coisas entre pais e filhos, sempre existiram e sempre existirão.
E que Deus me dê a mesma sabedoria e capacidade que o meu pai teve para me orientar e puder ser a mulher que sou hoje, para orientar a minha filha.
Um grande beijinho aos dois, por terem estas coisas.
Gosto muito da vossa familia! :))
DVA