quinta-feira, março 10, 2011

3 técnicas para memorizar mais e melhor


1- DIZ QUE DISSE

A repetição ajuda, e de que maneira, a gravar a informação na sua memória. Leia o que quer decorar em voz alta uma e outra vez, até ser capaz de a passar para o papel mecanicamente. Quanto mais vezes repetir, melhor, e quando der por isso até as vírgulas e os pontos finais vão estar no seu top of mind.

2- VISUALIZAR PARA DECORAR
Seja o que for que está a estudar, uma das técnicas para guardar essa informação na memória é tentar visualizá-la. Como é que isto se faz? Ilustre mentalmente o que vai lendo, como se estivesse a construir um filme ou uma banda-desenhada na sua cabeça. O cérebro memoriza muito melhor imagens que palavras, daí o ditado "uma imagem vale mais que mil palavras".

3- MÚSICA PARA A SUA CABEÇA
Outra forma de decorar um texto é transformá-lo na letra de uma canção. Se bem se lembra foi através da música que lhe ensinaram o A E I O U. O cérebro gosta de ritmo e, como já deve ter percebido, quando gosta de uma música ela não lhe sai da cabeça. Por isso, pense numa canção que mexa consigo e substitua a letra pelo que pretende decorar. Depois é só cantarolar no duche, no carro e na cama e está feito.

"A sooooma dos quadrados dos cateeeetos é igual ao quadraaaado da hipotenuuuusa."


Fonte: Jornal i (Revista Index)

Sem comentários: