segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Terminou o Sermão

Passaram-se quase dez meses desde que começamos a subir e a escavar o Sermão do Monte. Ontem chegámos ao fim da longa escalada. Jesus conclui o seu sermão dizendo que, muito mais do que ouvir ou falar acerca destes preciosos ensinamentos, é necessário praticá-los. Não é o que diz "Senhor, Senhor" que entra no Reino dos céus, mas aquele que pratica a vontade do Pai celestial. Os discípulos e a multidão estavam perplexos e maravilhados perante a doutrina e a autoridade do Senhor Jesus. Nós também.

O estudo do Sermão termina por ora, mas a extensão da sua aplicabilidade perdurará enquanto vivermos. A homilética de Jesus, mais do que ser ouvida, precisa ser realizada na nossa vida todos os dias. Serão bem-aventurados e galardoados os que ouvirem, guardarem e viverem as Palavras do Deus-Jesus.

2 comentários:

José Carlos disse...

É verdade amigo. Também já estudamos esse sermão mas, qualquer dia, voltamos a ele para recebermos novo refrigério (sem ser o de papel:)
Abraço

Jorge Oliveira disse...

Olá ZéCarlos,

Penso que o Sermão do Monte é mais um banho gelado em dia de frio, do que propriamente um refrigério (sem ser o de papel, embora o de papel também tenha coisas boas, às vezes). São tantos os abanões, os alertas e os desafios que remexem com as nossas vidas acomodadas, que considero o Sermão do Monte uma poderosa torrente de águas vivas sobre as nossas pobres cabeças.

Abraço