terça-feira, janeiro 25, 2011

"Levantemo-nos e edifiquemos!"

Iniciei este domingo uma série de pregações acerca de Neemias. Enquanto o livro de Esdras narra a reconstrução do Templo em Jerusalém, o livro de Neemias discorre acerca da restauração das muralhas da cidade. É a história de um Judeu que se encontrava cativo na Pérsia e que, ouvindo acerca do estado calamitoso do seu povo e da sua nação, ficou tristíssimo. Mas mais do que ficar triste, ele decidiu orar e agir.

Neemias era Copeiro e tinha a responsabilidade de provar o vinho do Rei para averiguar se este estava envenenado. Quando Neemias entrou na presença do Rei Artaxerxes, este notou a sua tristeza - um copeiro provador de vinho, triste, é algo muito estranho. Neemias contou a sua amargura ao Rei, mas antes disso, já tinha conversado longamente com o Rei dos Reis - era um homem de oração. O Rei, tocado por Deus e pelo amor de Neemias ao seu povo, acedeu em enviar o seu Copeiro na reconstrução dos muros de Jerusalém.

De Copeiro, Neemias passou para missionário, arquitecto e engenheiro. Neemias não só é o paradigma de homem de oração, mas também de acção. A oração a Deus leva-nos à acção e mesmo quando oramos já estamos a agir. A oração, disse Bonhoeffer, "é o perfeito exemplo da acção reservada por excelência."

Os muros e as portas das antigas cidades eram muito importantes. Protegiam a cidade das más entradas e saídas. O Senhor Jesus disse que é do coração que saem todas as nossas coisas más. Devemos proteger e guardar o nosso coração. As brechas nos corações permitem a entrada e a saída de muita porcaria. Provérbios 4:23 alerta para que, "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."

Tantas pessoas, famílias, igrejas e povos a precisar de restauração e reedificação. Os muros estão partidos. Fazer o quê? Orar e agir. Colocar-se nas mãos de Deus e deixar que Ele nos conduza na edificação e na reconstrução das vidas. São as poderosas mãos de Deus que, usando as nossas, assim o fazem. Pedra sobre pedra. "Levantemo-nos e edifiquemos!"

3 comentários:

..carlix.. disse...

Excelente resumo. Posso usá-lo no boletim que faço para a minha igreja? Como Fevereiro fala de missões... :)

Jorge Oliveira disse...

Claro que sim, desde que cites as respectivas fontes.
:)

Um abraço.

..carlix.. disse...

Claro! :D Obrigada. Depois envio o exemplar para o email, quando estiver pronto.