quinta-feira, novembro 18, 2010

O desespero é a pior das doenças mortais

Kierkegaard disse que o desespero é a pior das doenças mortais. Num certo sentido, o desespero é a "doença mortal". Estar mortalmente desesperado é ser tomado pela maior desesperança de todas: querer e não poder morrer porque já se está morto.

O desesperado pode tomar três formas: o desesperado inconsciente; o desesperado que não se aceita e o desesperado que desesperadamente procura sê-lo. O desespero, diz o filósofo, não só é a pior das misérias, mas também a nossa grande perdição. Há uma universalidade inerente ao desespero: como o desespero é o pecado, logo ninguém é completamente são. O pecado por si só é a luta enfurecida do desespero. "Pecar é afastar-se do bem." De Deus e da sua vontade.

Existe contudo uma cura para o desesperado. Está na Vida que brota do amor de Deus. A fé em Deus, no seu Filho e na sua Palavra, regenera a alma doente e procria a esperança. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3) Estar em Cristo é estar na mais bem-aventurada esperança: "Cristo em nós, esperança da glória".


"Deus! Dá-nos olhos que vejam as coisas que de nada servem e olhos que vejam claramente toda a tua real verdade." Sören Kierkegaard

1 comentário:

Vilma disse...

Algumas vezes, o ponto total do desespero é o momento em que precisamos de tomar uma decisão, para permitir que Deus entre em cena para operar um milagre ou livramento nas nossas vidas.
Precisamos é de escolher entre confiar Naquele que é poderoso o bastante para nos resgatar.
Lembrei-me do desespero de alguns personagens do Evangelho, como a mulher que tocou no manto de Jesus, ou o pai que tinha o filho possuído por um demónio. O desespero deles foi o momento que os levou à fé Naquele que os podia resgatar e ajudar.
O poder Dele se aperfeiçoa na nossa fraqueza.
Mas muitos infelizmente, levam esse desespero a um ponto mortal, exactamente pela falta de fé, confiança e visão em Deus, confiando apenas em si mesmos.
Esse é o desespero que conduz à morte!