domingo, outubro 24, 2010

O grito de socorro

Preguei hoje acerca do Salmo 121. O grito aflitivo da alma: “De onde me virá o socorro?” Jó, sabia bem o que era clamar por socorro. Tantas pessoas amarradas pelas cordas infernais da angústia, do medo, da dor e da solidão. Cordéis que tolham a alma e o caminhar.

O socorro, porém, não está nos montes, mas naquele que os criou. Deus é o socorro bem presente em tempos de angústia. Ele está atento. Não dormita, nem dorme. Ele é O El-Ro'i - O Deus que tudo vê. “Não deixará vacilar o teu pé.” É sombra fresca nos áridos desertos e fogo quente da alma gelada na solidão nocturna.

“Guarda” surge seis vezes neste precioso "Cântico dos degraus". Deus sempre guardará os seus filhos. Estão seguros nas suas poderosas mãos. O maligno não lhes toca. Guarda as suas entradas e saídas. O socorro não vem só do Senhor, o socorro é O próprio Senhor. A sua presença presente e eterna é tudo. Se queremos ser socorridos, devemos olhar para além dos montes. Quem olha para Deus, não anda confundido. O socorro e a segurança vêem do Senhor que criou os céus, a terra e os montes.

Sem comentários: