segunda-feira, outubro 11, 2010

Caminhar no Caminho

Existe uma boa forma de averiguar se um determinado caminho está dentro da vontade de Deus: é saber se ele está dentro dos limites da Palavra de Deus. Se a origem, o meio e o fim desse caminho estiverem no âmbito das sagradas Escrituras então podemos caminhar seguramente nele. Se não estiver, o melhor é sair rapidamente desse caminho e voltar ao Caminho da Vida.

"Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte."
Provérbios 16:25

4 comentários:

José Carlos disse...

Mas devemos estar atentos. Se nos lembrarmos de Saulo de Tarso não esqueceremos que todos, em algum momento, podemos "andar" sinceramente enganados.

Jorge Oliveira disse...

Não sei se percebi o teu comentário José Carlos, porque no meu texto não se fala de andar com sinceridade. Saulo andava dentro dos limites da Palavra de Deus? Não consentiu ele que se matassem cristãos? Andava Saulo de Tarso no Caminho da Vida?

Compreendamos de uma vez por todas que dentro da Palavra de Deus há limites muito claros e muito bem estabelecidos para o nosso caminhar.

O maior limite de todos que Deus e a sua Palavra aponta é o amor. O amor a Ele e ao nosso próximo.

Um abraço.

José Carlos disse...

Saulo pensava que andava na vontade de Deus sim. Não pensava ele estar a fazer a vontade de Deus perseguindo "aqueles hereges"?
E quanto aos limites da palavra eles existem mas, em determinados assunto, nós podemos (embora não devamos) ter uma interpretação particular. Se assim acontece lá andamos nós num caminho que não agrada a Deus pensando que agrada.
É por isso, quanto a mim, que viver dentro de uma comunidade cristã (igreja local) é tão importante. Lá podemos admoestar e ser admoestados, procurando corrigir o que estiver a "andar mal".

Jorge Oliveira disse...

Sim, concordo contigo. E se pensares na base que a igreja local efectua a tal "admoestação" e "correcção" que falas, tens que concluir que eles têm só podem ser o que escrevi no meu post: os limites da Palavra de Deus.
Se cremos que a Palavra de Deus é única bússola para seguir no Caminho da Vida não há confusão. O Norte será o Norte e o Sul será sempre o Sul.