terça-feira, maio 18, 2010

O Mentalista

Ontem no Mentalista, série a passar na RTP2 às segundas-feiras que aprecio bastante, surgiu uma seita que, no seu imponente templo e com uma “máquina especial”, adivinhava todos os problemas e temores mais intrincados a quem os procurava. A troco de dinheiro, claro.

Numa certa cena,o líder carismático dessa seita, afronta Patrick Jane - o protagonista da série -, revelando os seus mais terríveis temores e lutas, obviamente conhecidos com uma simples pesquisa. O bruxo contente. Parece que tinha apanhado os podres do famoso Mentalista. Mas Jane apenas sorria e permanece calado durante um instante. Lisbon, a colega de Jane fica atrapalhada. "Toda a gente sabe que tu és um grande charlatão!", remata Jane. “Um charlatão!”


Esta curiosa cena, fez-me lembrar alguns líderes pseudo-espirituais que povoam a nossa praça evangélica (e não só), que a despeito de superiores poderes, revelações e ardis, manipulam e escravizam a tantos. "Charlatões!" É o que são.

2 comentários:

Shalom disse...

Charlatães. (não ões)...

Jorge Oliveira disse...

Caro Norm,
agradeço a sempre oportuna correcção ortográfica, mas desta vez estás enganado. No plural de charlatão pode-se usar as duas formas "charlatães" ou "charlatões". Embora alguns correctores ortográficos digitais indiquem "ões" como erro, é apenas uma das muitas falhas desses correctores.
Penso que o número de charlatões é tão elevado e crescente que devem ter resolvido alargar o léxico da charlatanice.
:)


Podes confirmar aqui:

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=charlat%C3%B5es

e aqui:

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14549