quarta-feira, maio 19, 2010

A importância do Cristianismo

A chanceler alemã Angela Merkel, num discurso realizado esta semana, falou da importância do cristianismo enquanto garante do sistema de valores da Alemanha.

“A nossa sociedade está sustentada em premissas que não pode criar sozinha. Sem dúvida, uma das mais importantes premissas é o Cristianismo. O Cristianismo moldou o nosso país.” Disse Merkel.

“Não digo que não poderíamos ter chegado aqui de outra forma, mas na Alemanha é muito claro que foi através do Cristianismo. Quer isso dizer que nós sabemos que a palavra liberdade não significa estarmos livres de algo, significa a liberdade que nos é dada por Deus, pela sua criação, para nos dedicarmos aos outros e a causas. Esta poderá ser a mais importante fonte de coesão social.”


Parece que aqui em Portugal o caminho percorrido nos últimos anos de completa alienação e negação dos valores fundamentais do verdadeiro cristianismo e a ênfase de um Estado/Sociedade laica (que é para não dizer ateia), não nos tem conduzido a bom porto.


Visto no Corta-Fitas

3 comentários:

Vilma disse...

Muito bem. Concordo em absoluto com a chanceler.

Ainda aqui há um tempo, quando o meu marido foi a Alemanha, ele veio impressionado com o modo de vida deles, os seus valores, comportamentos, etc.
E a resposta que lhe dei foi algo assim: Qual é a base, a estrutura da Alemanha? O Cristianismo !
Afinal, foi de lá que nasceu a reforma! :)
E sem dúvida que a crise que vivemos no país e mundo, é uma crise de valores ou ausência deles, ausência de moral e acima de tudo, de temor a Deus.
Creio nisto.
Abraço e boa partilha.

Jorge Oliveira disse...

Grato Vilma,

Só gostava de vincar que o que se vive na Alemanha é "Cristianismo reformado!"
:)

José Carlos disse...

Apesar dos defeitos, presentes em todos os humanos, a verdade é que os chamados países protestantes têm muito a ensinar.