domingo, maio 16, 2010

Cinco luzes do Sermão do Monte

Cinco luzes da lição de hoje do Sermão do Monte:

1. O sermão do Monte começa com a palavra mais desejada no mundo e tantas vezes despercebida aqui: "Bem-aventurados" (“Makarios”). As santas palavras do Mestre visam a nossa real felicidade. “Felizes” os que as ouvem, seguem e praticam.

2.
Este é um sermão que se destina primordialmente aos que já são discípulos, "aproximaram-se dele os seus discípulos" (vers. 1). São os que já são crentes que devem primeiramente respirar o ar limpo e purificador daquele Monte.

3. Jesus principia dizendo que o Reino pertence aos humildade de espírito. Sem a convicção do nosso pecado, da nossa pobreza e falência espiritual, nada vislumbraremos do céu. "Para subirmos no Reino, é preciso rebaixar-nos em nós próprios", fazem eco as palavras de Spurgeon.

4. As Bem-aventuranças estão no plural. São para cada discípulo, mas visam alcançar todo O Corpo de Cristo. As recompensas são presentes e futuras.

5. Mais do que apenas ouvir e perceber a densidade do sermão, urge praticá-lo. Só assim poderemos salgar e iluminar este insípido e tenebroso mundo, cada vez mais infeliz.


E assim, penso que terminamos hoje a Introdução geral, da introdução à introdução.

Sem comentários: