quarta-feira, março 24, 2010

Teodiceia

A minha Rute queixou-se ontem que agora ando a colocar muitos vídeos no CANTO. Talvez seja verdade, mas existem imagens e sons que valem mais do que mil palavras (tenho guardados mais de 10 vídeos que podia colocar aqui). Vi este hoje e achei-o muito edificante. É um excerto da pregação de Voddie Baucham acerca da antiga pergunta: "Se Deus é bom e poderoso, porque acontecem coisas más?" Não dará com certeza todas as respostas a essa pergunta, mas que traz alguma luz sobre a questão, não tenho a menor das dúvidas.

4 comentários:

O Tempo Passa disse...

Uma outra faceta interessante desta questão é abordada com muita propriedade pelo rabino americano Harold Kushner em seu livro "Por que coisa ruins acontecem a pessoas boas?" É um contraponto interessante e valioso.

Jorge Oliveira disse...

Já ouvi falar desse livro Rubinho, mas nunca o li. Já agora qual é o contraponto do Kushner?

Vilma disse...

Li o comentário do Rubinho e quis partilhar:
Também li o livro do Harold Kushner, que gostei muito.
Foi interessante ler um livro escrito por um rabino e ver como um judeu vê o sofrimento.
E sinceramente, gostei muito de o ler, pois ele não aplica os "jardões" que muitas vezes os cristãos usam me momentos de dor.
Ele passou por algo bem doloroso na vida e acho que só quando se passa por algo assim se pode ter uma certa autoridade para falar.
E a verdade, é que ele não acusa Deus e nem procura dar uma explicação.
No fundo, ele vai um pouco ao encontro deste vídeo.
Ele até usa o holocausto, como forma de explicar. Nunca lhe ocorreu que Deus tivesse que dar alguma explicação. Tão pouco deixou de acreditar Nele por causa disso. Ele entende que não é Deus que nos deve algo, mas sim, nós a Deus.
O livro é muito bom e vale a pena ser lido.
É verdade que lidar com o sofrimento de uma maneira geral, não é a mesma coisa que lidar de forma particular.
Creio que Deus, sendo todo Poderoso, usa o mal e sofrimento para algo maior que nós não vemos ainda.
Eu gostei muito de assistir ao vídeo.

Desculpa o Velho e Novo Testamento. :)

DTA

Jorge Oliveira disse...

Olá Vilma.
Agradeço o teu excelente comentário e a partilha de quem já leu o tal livro do Rabino.

O sofrimento do ponto de vista humano será sempre um mistério. Está ligado ao pecado, sem dúvida, e Jesus soube bem o que era sofrer.

Quanto às outras questões, estou a acabar de ler um livro de C S Lewis acerca do sofrimento e mais tarde voltarei a este assunto no CANTO. Sublinho para já o que já foi dito no vídeo, Deus não precisa se justificar, Ele é Deus; o ser humano merece sofrer muito mais do que pensamos que sofre agora. Aliás, um sofrimento muito maior virá para todos aqueles que não quiserem confiar na graça e na misericórdia de Deus.


Um abraço.